Psicologia
Por: anonymo pereira • 27/5/2015 • Projeto de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
GUAÍBA
[pic 1]
ESTAGIO I
Aluna: Rosane Maria Eibs Vieira Pereira.
Curso: Psicologia.
Professora: Elizabete B. Maldaner
Guaíba, 27 de Maio de 2015.
Entrevista com um Psicólogo
1) Houve uma dificuldade muito grande na sua trajetória profissional? Houve inúmeras dificuldades ao longo da minha trajetória. Como, por exemplo, dificuldades financeiras para poder me graduar, dificuldades em integrar os estágios obrigatórios do curso e TCC com meu emprego.
2) Já recusou alguma oferta profissional? Me formei no final de fevereiro deste ano (2015). Estou iniciando minha trajetória profissional. No momento, trabalho com a área organizacional, atuando no RH de uma grande empresa de tecnologia. Já recusei ofertas de estágio na época da graduação, muitas na área organizacional. Porém ainda não recusei nenhuma oferta profissional.
3) Algumas situações profissionais interferiram na sua vida profissional? Não
4) A sua área de atuação e a abordagem teórica é a mesma que você pensou quando iniciou o curso de Psicologia? Quando entrei na graduação não tinha uma abordagem teórica pré definida. Gostava de muitas áreas de atuação. Na metade do curso tive a oportunidade de ingressar em um estágio extracurricular na área da Saúde Pública/ Saúde Mental Coletiva. Desde então, tive a certeza que gostaria de seguir nessa área de atuação. Quanto à abordagem teórica, sigo a orientação analítica com grande influência da área sistêmica. Meus planos para este ano é ingressar na Residência Integrada em Saúde, para poder me desenvolver e aprender mais sobre os inúmeros desafios da área que escolhi seguir.
5) Porque você escolheu a profissão de Psicólogo(a)? Escolhi a área da Psicologia com 16 anos, idade que ingressei na Universidade. Já me interessava muito pela profissão, porém não conhecia de fato todas as atividades e atuações do profissional. O que me fez ingressar no curso foi o olhar e o cuidado que nós, psicólogos, temos para os seres humanos, trabalhando em prol da saúde no âmbito que for.
6) Você já mudou de posição a respeito de um tema relacionado a Psicologia? Claro! Já mudei de opinião inúmeras vezes. Na minha percepção, quando mudamos o nosso olhar referente a algo temos a oportunidade de crescer. Criamos alguns "preconceitos" ao longo da graduação, muitas vezes em relação a algumas abordagens teóricas e/ou em relação a alguns temas específicos. Porém devemos sempre nos manter abertos a conhecer todas as idéias possíveis para, com tempo, estruturar nossa própria posição.
Nome da psicóloga entrevistada: Mariana Hermann
Graduada pela Universidade Luterana do Brasil Guaíba 2014/02.
Obs.: Não possui ainda registro CRP, pois se formou semestre passado.
ANÁLISE SOBRE A ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA
Sobre a entrevista com a formanda em Psicologia Mariana Hermann, conclui que apesar de todas as dificuldades encontradas durante sua trajetória acadêmica, como por exemplo: dificuldades financeiras, dificuldades de integrar os estágios obrigatórios do curso com seu emprego e TCC, Mariana mostrou-se comprometida em alcançar seus objetivos no que diz respeito à conclusão do curso de psicologia.
...