Psicologia
Por: ca25_galan • 3/12/2015 • Projeto de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise, de acordo com o meu entendimento do caso Homem dos Ratos.
Relatarei a seguir o caso de um paciente que foi diagnosticado com neurose obsessiva, e as interpretações e conclusões minha baseadas no texto . Conheceremos os desejos reprimidos e as pulsões sexuais, e de morte, ambos inconscientes, que o paciente manifestava.
Homem do Ratos .
O texto homem dos ratos é um relato de uma neurose obsessiva ,há certa dificuldade para compreender o discurso de um neurótico obsessivo , pois se aproxima mais de um pensamento consciente do que quando se refere a histeria por exemplo .
Ao ler o texto em algumas passagens pode se perceber que os sintomas da neurose utilizam se muito o raciocínio mesmo que de uma forma supersticiosa
Ao meu entendimento o que ocorre com o paciente mencionado no homem dos ratos é que a ideia fixa que algo de ruim aconteceria com seu pai,sem muito sentido , faz com ele retorne frequentemente aquilo que devia ter sido recalcado .
Esse tipo de neurose aconteceu por conta de grandes emoções que o paciente sofreu em seu passado, lhe causando forte sentimento , que acaba impossibilitando a reação e influenciando na realidade .
Ao analisar a leitura pode se perceber que a neurose obsessiva tem origem na sexualidade infantil já que por diversas vezes o paciente relatou experiências sexual que havia tido em sua infância .
O paciente te sintomas que ignoram a realidade, ou seja, ele não menospreza a realidade somente a ignora . Pode se perceber que o trabalho de escuta e de observar pequenos detalhes são imprensidiveis para a solução dos problemas relatados pelo paciente.
Em seu relato pode se perceber também que essa neurose foi desenvolvida na infância onde o paciente teve uma grande estimulação sexual, mas há outros pontos as se atentar, o paciente se mostra carente de afeto,
Acredito que esse afeto também foi um fator importante para o desenvolvimento desta neurose, pois a todo momento, o paciente insiste na ideia de que algo de ruim aconteceria ao seu pai .
Diante desta ideia de que algo aconteceria ao seu pai ,ao meu entendimento o paciente passa a querer impedir que isso aconteça ,tornando se obssessivo em suas promessas de impedir tal punição ao seu pai .
O paciente do texto consegue lidar muito bem com certas áreas da sua neurose ; mas se mostra muito venerável a outras questão nas quais são sabe bem lidar com elas .
O paciente demonstra um certo abalo afetivo , que me chamou muito a atenção , depois de seus relatos sexuais , é como se a todo momento ele tivesse quer travar uma luta entre seu ego eo ID , e traz sempre a tona questões do seu inconsciente , questão essas que não foram recalcadas , causando a neurose
A neurose fez com o paciente se afastasse todo tempo da realidade , dando a ele uma fuga da vida real .
O paciente apresentou varias compulsões, bloqueio de seus atos , e associações absurdas que fazia de acordo com a sua neurose .
...