Psicologia Social
Por: Alessandra Pinheiro • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.842 Palavras (12 Páginas) • 1.409 Visualizações
CONTEÚDO 1 - MÓDULO 2
1 – alternativa E
Justificativa: A alternativa incorreta é a E, pois Robert Farr elaborou uma história da psicologia social, história construída fora da tradição da psicologia social e experimental, neste caso ela se constituiu como ciência experimental e assim foi difundida como prática de conhecimento.
2 - alternativa A
Justificativa: A Völkerpsychologie é focalizada na percepção interiorizada e a psicologia fisiológica na exteriorizada, portanto, as duas formas compõe o campo da psicologia fisiológica, o interior implica no exterior e Durkheim concorda com essa teoria.
3 - alternativa C
Justificativa: Epistemologia é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações, também estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.
4 - alternativa C
Justificativa: A psicologia social sociológica não é sozinha, depende da psicologia da antropologia e da sociedade. Todas trabalham juntas, para chegar a psicologia precisamos conhecer o homem para conhecer o homem precisamos conhecer seu contexto ou seja sua sociedade.
CONTEÚDO 2 – MÓDULO 3
1 – alternativa A
Justificativa: Na psicologia social não se compreende ou não se considera uma psicologia de grupos se não houver uma relação ou uma interação entre indivíduos.
2 – alternativa C
Justificativa: Pois quem analisou os grupos em função do comportamento foi Gordon Allport e não seu irmão Floyd Allport como afirma a afirmativa 2, ele compreendia e estudava um grupo através de seus comportamentos
3 – alternativa A
Justificativa: Solomon asch afirma que cada pessoa é a origem e o centro de efeitos psicológicos que se expandem para o interior da vida dos outros.
As pessoas agem com referência umas às outras. Para tomar nosso lugar diante dos outros, precisamos perceber a sua existência e conseguir certa compreensão das necessidades, das emoções e dos pensamentos uns dos outros. As interações, que estão entre os acontecimentos mais originais da natureza, ocorrem entre as pessoas e produzem resultados de grande diversidade, que são à base de todos os acontecimentos sociais subsequentes. Pode produzir interesse e compreensão, pode exercer efeitos vivificadores, mortificadores ou deformadores. As emoções, os pensamentos e os motivos de uma pessoa agem como forças para pôr em movimento as atividades psicológicas das outras.
4 – alternativa C
Justificativa: A separação entre Ciência e Filosofia / Abordagens e modelos teórico-metodológicas na Psicologia Social Americana.
5 – alternativa C
Justificativa: Porque ela defende que suas ideias devem constituir uma matriz disciplinar.
CONTEUDO 3 - MODULO 5
1 – alternativa A
Justificativa: Para Kurt Lewin a psicologia social deveria incluir no contexto o comportamento do individuo, e ele critica algumas vertentes que quer descontextualizar esse individuo de seu ambiente, o isolando de qualquer influencia social, e que antes de qualquer coisa é um ser social.
2 – alternativa E
Justificativa: Um grupo não é somente a soma de pessoas físicas, mas a soma de pessoas com características culturais próprias, diferentes campos psicológicos e constantes antropológicas. A interdependência entre os grupos é uma característica comum entre os mesmos.
3 – alternativa B
Justificativa: Para Kurt Lewin o grupo não é apenas um conjunto de pessoas, mas envolve a interação dinâmica entre pessoas que se percebem psicologicamente como membros de um grupo. Os processos grupais e os hábitos sociais não são estáticos; ao contrário, são processos vivos e dinâmicos.
4 – alternativa E
Justificativa: Um grupo não é somente a soma de pessoas físicas, mas a soma de pessoas com características culturais próprias, diferentes campos psicológicos e constantes antropológicas. A interdependência entre os grupos é uma característica comum entre os mesmos.
5 – alternativa C
Justificativa: Lewin analisou os pequenos grupos em termos de espaço topológico e de sistema de forças, procurando captar à dinâmica que ocorre quando as pessoas estabelecem uma interdependência seja em relação a uma tarefa proposta ou em relação aos próprios membros em termos de atração e afeição.
CONTEÚDO 4 – MÓDULO 6
1 – alternativa B
Justificativa: Mead, para desenvolver seu pensamento, segue as tendências Europeias da Psicologia Social.
2- alternativa E
Justificativa: Para Mead, a unidade básica de seu estudo era o ato comunicativo, quebrando assim a dicotomia individuo e sociedade. O ato comunicativo é inicialmente fisiológico, pois utiliza-se de movimentos simbólicos de comunicação e da gesticulação expressiva para interpretar a interação social entre os seres humanos, bem como leva em consideração o contexto social na qual é produzido.
3 – alternativa C
Justificativa: A afirmação 1 é verdadeira porque George Mead segue a Psicologia Social Sociológica, com base na ciências naturais. A afirmação 3 também está correta, pois para Mead é necessário estudar e compreender o indivíduo através de sua história e de seu contexto, estudar um indivíduo fora de seu meio é arbitrário.
4 - alternativa E
Justificativa: Mead tinha um pensamento Europeu, mas sua filosofia foi colocada em pratica nos Estados Unidos. Sua dinamica se difere de Watson, Allport e Skinner porque ele pensa no individuo entrelaçado ao social, já os anteriores de forma individualista. Mead considerava que o social/Interação se fez presente a partir da individualização.
...