Psicologia Social: Psicólogo nas Escolas Públicas
Por: Elaine Coimbra • 26/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 875 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2 período/manhã
Prof. Álvaro Emilio Guimarães
Campos de Atuação: Psicologia Organizacional
Leandro de Moraes Franco Elaine Coimbra Amorim
Belo Horizonte
2016
Introdução
A prática organizacional é apontada como a segunda área de especialização mais procurada da psicologia segundo uma pesquisa do Conselho Federal de Psicologia, realizada no ano de 1988 (CFP, 1988), com a maior consolidação do capitalismo a psicologia organizacional vem ganhando cada vez mais espaço.
A área organizacional está voltada para questões relacionadas á eficiência na execução das tarefas, seleção e treinamento de funcionários e avaliação de desempenho com o fim de maior eficácia e melhor funcionamento nas organizações.
Com o objetivo de conhecer mais essa área foi elaborada uma entrevista com um psicólogo organizacional acerca de sua percepção e experiência nesse meio.
Breve Histórico
A psicologia organizacional desenvolveu-se no inicio do século XIX atrelada aos interesses das indústrias com o nome de psicologia industrial e sua definição consistia em “o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso de bens e serviços de nossa civilização” (Tiffin & McCormick, 1975, p.3).
Neste inicio, como a psicologia estava atrelada aos interesses das elites, a psicologia organizacional (ou industrial) procurava medir o limite de esforços dos trabalhadores, se encarregava da prática de seleção e estudos sobre condições de trabalho com o objetivo de aumentar a produtividade.
No período da Segunda Guerra, muitas técnicas foram desenvolvidas, como as de colocação pessoal e engineering psychology que visa projetar equipamentos de acordo com as capacidades e limitações dos operadores humanos. No pós-guerra foram adicionados na prática da psicologia organizacional o psicodrama de Moreno e a teoria de dinâmica de grupo de Lewin.
Na atualidade, a área de atuação do psicólogo organizacional é variada, antes havia somente uma ênfase na avaliação e seleção de pessoal; hoje é possível encontrar o profissional envolvido com saúde mental no trabalho, problemas laborais, inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, entre outros.
Matéria e Métodos
Foi realizada uma entrevista semiestruturada com um psicólogo que atuava na Gestão de Recursos Humanos em uma empresa do segundo setor.
Resultados e Discussão
A atuação do psicólogo P. dentro da empresa é por meio de da execução de atividades de recrutamento e seleção, desenvolvimento e elaboração de estratégias que visam à integração da equipe.
Uma das perguntas feitas foi como é a relação do psicólogo com os funcionários e a empresa segundo sua própria experiência; ele relatou que as organizações estão percebendo a importância estratégica do profissional dento da empresa, mas esse relacionamento psicólogo-instituição exige ainda “muita sensibilidade”. No decorrer de sua experiência ele percebeu que a parte estratégica pensa em números, processos e execuções, e segundo ele “nós (psi) temos que digerir estas informações e devolver como ‘recursos humanos’”. Ele ainda diz que “temos que ter a firmeza de um diretor e sociáveis como as recepcionistas, isto nos garante abertura para realizar nosso trabalho com aceitação e confiança”.
...