Psicologia da Educação
Por: Fernando Mascarenhas • 7/11/2015 • Abstract • 351 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Bruna Carneiro
Fernando Mascarenhas
Janailson Abreu
Deborah Lays
No que se refere à psicologia e educação, estas nem sempre são tratadas como duas áreas entrelaçadas e correlacionadas. há polêmicas sobre a relação da psicologia com a educação. A discursão da questão tem sido feita num sentido polarizador, ora privilegiando uma ótica que vai da psicologia ora privilegiando a ótica educacional.
O texto propõe que este âmbito escolar não seja tratado dessa maneira convencional citada logo acima, mas sim de uma forma integrada e correlacionada, a chamada psicologia da educação. Uma vez que, uma está inserida na outra no que se refere ao estudo da subjetividade, comportamento, ação e reflexo, estímulo e resposta e variados. A psicologia da educação propõe uma construção de novas perspectivas a respeito da área educacional se preocupando com consciência, identidades, cultura, moralidade e a interação dessas entre indivíduos em formação e desenvolvimento.
A psicologia até então geralmente produz estudos que pretendem dar suporte à educação. Há ainda trabalhos que buscam estudar as modificações psicológicas. Nesse sentido vale ressaltar que não se trata do olhar da psicologia para fenômenos educacionais ou de tratar fenômenos educacionais com pinceladas da psicologia, mas da tentativa de construção de uma perspectiva característica, cujo eixo são as subjetividades em relação e construção, em e para uma dada cultura, em ações educacionais, formais ou informais, Intencionais, ritualísticas ou criativas. Ou seja, o olhar sobre a transformação ou a transmutação que se processa nas pessoas pelas interações de caráter educativo- com intencionalidade- como também, pelos processos autoeducativos, estaria no âmbito do que se poderia denominar “psicologia da educação”.
O âmbito educacional é um espaço em constante construção e desenvolvimento e como consequência instável, em que o conhecimento vai se transmutar e se construir constantemente para a resolução das questões educacionais, que são de suma importância para as pessoas, uma vez que o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, reflete no futuro e nas futuras gerações.
A psicologia da educação não deve se render ante as dificuldades, as perguntas mal respondidas e as insatisfações com a educação oferecida. É preciso inovar. Buscar alternativas rumo a uma educação multidisciplinar.
...