Psicologia na maternidade
Por: engandrade • 2/9/2017 • Relatório de pesquisa • 349 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
Marinha do Brasil
Hospital Naval Marcílio Dias
Escola de Saúde
A psicologia da maternidade: Alguns aspectos da teoria e prática de intervenção.
A psicologia da saúde no âmbito da maternidade desenvolveu-se muito nas ultimas décadas. Não há mais uma visão de que o papel da maternidade seja simplesmente minimizar mortes e agravos decorrentes de problemas natais para as mães e bebês.
Percebe-se hoje em dia a necessidade de um cuidado bem mais amplo, que envolve todo planejamento familiar da gravidez. Deixa-se de analisar simplesmente o momento e passa-se a analisar todo o processo familiar.
O espaço da maternidade como instituição é extremamente complexo. Todos os profissionais estão envolvidos no processo de esclarecimento e acolhimento às mães e futuras mães. Há uma tendência de que, nos dias de hoje, as mulheres se planejem mais e tenham menos filhos. Isso faz com que a gravidez e todo o processo que a envolve não seja tão comum como antigamente. Apesar de todo desenvolvimento tecnológico e de comunicação, o processo de gravidez ainda é um mito para muitas famílias.
A intervenção psicológica na maternidade é uma atuação clinica, ou seja, diretamente ao paciente. Porém, é necessário ter em mente que as pacientes da maternidade não estão à procura de tratamento psicológico e sim pelo motivo óbvio que se vai a maternidade. Por isso a necessidade de que a intervenção seja global envolvendo todos os profissionais da instituição.
Deve-se então ter em mente a importância da Psicologia da Maternidade, considerando suas especificidades e complexidades.
Integrantes : C-09 Ricardo
C-10 Andrade
C-12 Canuto
C-16 Ramon
C-22 Souza
...