DESAFIO PROFISSIONAL EM GRUPO ALUNOS PEDAGOGIA LICENCIATURA 6º SEMESTRE
Por: 377.769.388-07 • 19/5/2020 • Trabalho acadêmico • 5.569 Palavras (23 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PORTFÓLIO DESAFIO PROFISSIONAL EM GRUPO
alunos PEDAGOGIA LICENCIATURA 6º SEMESTRE
ALINE APARECIDA DA SILVA RA:2378579606
CRISTINA GOMES DO C. NUNES RA:2378798206
GISELE CRISTINA F. GARCIA RA:2378798106
MARINELE G. BRANDÃO RA:2378807106
THAIS F. DA S. D FAZZIO RA:2378800706
BAURU
2019
[pic 4]
[pic 5]
SumÁrio
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1- INTRODUÇÃO
Para iniciarmos o nosso trabalho, é necessário embasar o assunto sobre Educação de Jovens e adultos considerando a Lei 9.394/96 trata da Educação de Jovens e Adultos no Título V, capítulo II que regulamenta o direito das pessoas terem o acesso ao ensino, mesmo que não tenham estudado anteriormente, elas pode sim, concluir o ensino que lhe faltam.
È possível dessa forma compreender então , que o sistema de ensino deve assegurar que esses alunos devem ter a possibilidade de retornarem aos estudos especiais que não seja dentro de uma sala de aula comum, mas que possa ser em uma sala do EJA, com a mesma qualidade de ensino que acontece nas escolas de ensino fundamental e médio , seguido de acompanhamento de professores preparados com especialização no EJA.
O Ensino de Jovens e Alunos possibilita que os alunos entrem em contato com um mundo que vai além de aprender a escrever e ler, mas permite ao aluno que ele pratique a leitura do mundo antes mesmo de se alfabetizar, através de conteúdos que já se encontram latentes em seu desenvolvimento e que será abordado ao longo desse trabalho em grupo.
Quando o individuo é inserido na escola, inicia –se um período de interação social e comunicação através daquele grupo, dessa forma os professores podem desenvolver práticas novas que seja capaz de aumentar a possibilidade desses alunos do EJA a serem inseridos no mercado do trabalho e terem direito de desenvolverem diversos tipos de aptidões . Quando falamos em alfabetização, vem na nossa mente Paulo Freire, que foi um dos maiores pensadores na área da educação e da Pedagogia.
Nesse trabalho vamos abordar assuntos sobre letramento e alfabetização, seguida de uma leitura do mundo que esses alunos já trazem com eles devido a suas culturas na qual estão inseridos, e as variações linguísticas que eles estão em contato dentro de um grupo como o EJA, terminando o trabalho com a montagem de um plano de aula, como um modelo para a aplicação da professora em questão. Através da alfabetização, é possível que compreendamos que é possível o desenvolvimento de processos de habilidades nas práticas sociais voltados para a leitura e escrita , para isso demonstraremos no trabalhos os quatro processos que contribuem para uma execução de sucesso no desenvolvimento dessas habilidades que possui características especificas que dão suporte para o professor dentro desse caminho que a alfabetização exige .
É importante dizer que o EJA deve receber a mesma educação que é aplicada nos outros ensinos, é necessário ter um olhar com atenção para o ambiente de atuação e da forma como recebemos esse aluno afim de que o ensino não seja prejudicado olhando para esse aluno não apenas para o que ele vai aprender, mas em quais condições ele está emocionalmente ou fisicamente, facilitando assim a forma como ele vai absorver o ensino . A metodologia do trabalho está e responder as questões de reflexões propostas no template através de artigos que são propostos pelo mesmo
2- DESENVOLIVIMENTO
O ensino de jovens e adultos conhecidos como EJA é uma modalidade de ensino que envolve a educação básica, porém voltada para outro público, pessoas como jovens e adultos. O EJA possibilita aos alunos que eles tenham a oportunidade de voltar a escola e ter sim, um momento de construção daquilo que eles perderam no meio do caminho e viver daqui pra frente junto com as experiências que antecedem o processo de escolarização, geralmente esses indivíduos já trazem consigo um aprendizado fora da escola que pode ser vinculado com aquilo que aprendem na sala de aula. (BRASIL, 2000, p.34)
Antigamente as pessoas não tinham muitas oportunidades para estudarem, eram pessoas que na maioria das vezes, eram pessoas responsabilizadas a estarem mantendo suas casas e famílias. Com o EJA, essas pessoas podem agora ter um estudo diferenciado, mesmo com a idade avançada eles pode ingressar nas escolas dentro de suas limitações, independente de suas particulares, cultura e origem, colocando sempre as experiências trazidas em sala de aula em primeiro lugar.
O EJA potencializa a competência do individuo, onde ele passa a conceber a ideia de que ele pode se desenvolver a partir dali, pois nós seres humanos temos a mania de achar que ficamos inválidos diante de alguma limitações e quando esse aluno volta para a sala de aula, ele passa então a ter vida novamente, pois ele passa a ter novas oportunidades . Essa modalidade de ensino é norteada pelo principio de igualdade que pode sim, recuperar todo o processo de escolarização inserindo então esses alunos novamente ao mercado de trabalho, e que é assegurado pela Lei 9.394/96 trata da Educação de Jovens e Adultos no Título V, capítulo II, que dá direito a essas pessoas retornarem a escola. O sistema de ensino é obrigado a oferecer e assegurar esse acesso aos indivíduos, colaborando para que eles permaneçam em escolas ou lugares em que a educação é promovida.
Julião (2015) diz que a LDB foi de extrema importância para marcar legalmente o inicio da aceitação da escolaridade para as pessoas das mais diversas etnias e raças, pois a Lei assegurou isso a esses indivíduos. Por conta disso, a concepção voltada para a educação para os indivíduos do EJA permite o desenvolvimento das pessoas como está previsto nos artigos 4º, 37 e 38 No artigo 4º das Leis de Diretrizes e Bases, evidenciando a nova configuração do EJA para uma educação básica completa e gratuita, atendendo as necessidades previstas.
...