REFLEXO DOS MAUS-TRATOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Por: Thalia de Oliveira • 11/4/2020 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
REFLEXO DOS MAUS-TRATOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Apesar dos direitos da criança e do adolescente existirem, eles são visivelmente violados por seus responsáveis devido a uma série de fatores, sendo alguns deles: a sociedade, a precariedade econômica, a repetição de abusos, falta de informação, falta de orientação e a cultura. O termo mau-trato se refere a comportamentos que causam risco ao bem-estar da criança, classificados em quatro categorias gerais:
- Abuso emocional: é uma das formas mais comuns em famílias de todas as posições socioeconômicas que se constitui em um padrão de comportamento adulto que compromete o emocional e a autoestima da criança. Exemplos desse abuso é a humilhação e depreciação do caráter ou das qualidades da criança, por meio de comparações e críticas destrutivas, insultos e agressões verbais, rejeição, provocações e brincadeiras que ridicularizam o indivíduo, ou ainda alegar regularmente que será um fracassado na vida.
- Abuso físico: se refere a qualquer forma de lesão corporal, intencional ou não. Ex.: espancamento, punição física com objetos (chicote, cintas, varas, etc), queimaduras com cigarro, liquido quente ou vapor, mordidas, arranhões, unhadas, estrangulamento e ainda mais severas como deixar a criança sem refeição, trancada em um cubículo, acorrentada, etc).
- Abuso sexual: incesto ou estupro da criança por um familiar ou um estranho, tocar na genitália, induzi-la ao sexo oral, prostituição da criança por familiar, adulto responsável ou marginal do tráfico de menores.
- Negligência: omissão de cuidados básicos que pode ocorrer tanto nos lares como em orfanatos e outras instituições, causando prejuízo físico, cognitivo e psicoemocional da criança. Ex.: falta de higiene e alimentação, descaso com a frequência e desempenho escolar, omissão na orientação moral e ética, no tratamento e assistência médica; e ainda negligência emocional (falta de apoio, conforto e afeto, descrédito das queixas quanto a maus-tratos e/ou abusos sofridos nas mãos de outras pessoas, etc.
Nossos cérebros são esculpidos por nossas experiências na infância, os abusos sofridos nessa fase podem ter grande influência no comportamento, desenvolvimento e na saúde mental e física de um indivíduo na fase adulta. Os maus-tratos são como um cinzel que modela o cérebro para o confronto com a adversidade às custas, porém, de feridas profundas e permanentes. Um trauma psicológico pode mudar completamente a personalidade de um indivíduo, transformando sua vida em uma experiência totalmente diferente.
...