RELATÓRIO SEMANAL DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Por: Claudia Soares • 5/12/2020 • Relatório de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO SEMANAL DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL I
[pic 3]
[pic 4]
Desenvolvimento
No primeiro momento explicamos a ideia principal da OVP, a proposta de intervenção e questionamos sobre o ambiente de trabalho, funcionários e a dificuldade que estão enfrentando nesse momento de pandemia. O proprietário reagiu positivamente a proposta apresentada, concordando que seria um trabalho interessante já que havia pessoas muito jovens ainda que não tiveram a oportunidade de estudar até então. Disse que o ambiente de trabalho é bom, por mais que estejam sempre viajando ainda sim todos tem uma relação muito tranquila e que nunca houve atritos. Relata que são em 6 funcionários ao todo, mas que por conta da pandemia o trabalho teve uma pausa maior do que o esperado, com isso, o rompimento de contrato de 4 funcionários. Comenta que está sendo um período difícil para ele e os funcionários, diz que tem muito contato com eles e que espera em breve voltar com as viagens. Por fim, ressaltou que apresentaria a ideia para eles para participarem do estágio quando fosse encerrada a reunião.
Análise dos Dados
Com a nossa conversa conseguimos observar uma relação saudável entre o proprietário e funcionários, certa tristeza por conta dessa paralisação pela pandemia, e com esperanças de que tudo comece andar novamente o quanto antes. Nós o percebemos muito animado com a proposta, diz que assim trazemos ideias para eles e assim anima-los de alguma forma, fazendo com que explorem mais seus desejos, se conhecendo melhor e ajudando-os numa tomada de decisão que talvez ainda seja dúvida para eles e tirem um pouco do foco nas questões ruins presentes, como a pandemia.
A partir de uma postura de facilitação da escolha, na prática de Orientação Profissional, consideramos fundamental, por um lado, propiciar o acesso a informações essenciais a esta escolha, relativas às profissões, cursos, mercado, oportunidades e tendências de trabalho, e, por outro, suscitar uma reflexão sobre o significado do trabalho para o sujeito em escolha (KRAWULSKI, 1998, p. 1).
Neste sentido, os esforços de identificação do seu significado podem propiciar uma melhor compreensão acerca da relação das pessoas com seu trabalho e da busca de uma postura emancipatória perante ele (KRAWULSKI, 1998, p. 6).
Referências Bibliográficas
KRAWULSKI, Edite. A orientação profissional e o significado do trabalho. Revista da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, v. 2, n. 1, p. 1-7, 1998.
[pic 5]
...