RESENHA CRÍTICA
Por: wellington.cesar • 27/5/2016 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
RESENHA CRITICA FILME UMA MENTE BRILHANTE
UMA MENTE brilhante. (A beatiful mind). Dirigido por: Ron Howard. EUA: Universal, DreamWorks. 2001, 135 min. sonor. color.
Entrar no mundo de um indivíduo que sofre algum tipo de desordem ou transtorno mental constitui um desafio difícil. Ao nos envolvermos e tomarmos conhecimento de que o indivíduo que apresenta uma patologia do tipo de uma esquizofrenia, requer cuidados especializados e muito tempo de dedicação, compreendemos e vemos como isso é sofrido e afeta profundamente o dia a dia deles. Os profissionais que trabalham com essa questão, os familiares que se dedicam a cuidar dos seus esquizofrenicos, podem ser considerados heróis para essa pessoas, pois se trata de um comprometimento muito profundo e que por vezes acaba por tirar parte da própria vida delas, no que tange ao tempo que elas dedicam a eles em vez de dedicar a elas mesmas.
No filme Mente Brilhante, é apresentada a história de um indivíduo esquizofrênico, que apesar de toda a sua inteligência, sofre e padece com os efeitos comportamentais que a esquizofrenia ocasiona. O filme é baseado em uma história verídica e isso o torna muito mais interessante. É incrível como um esquizofrênico, com todos seus comportamentos tidos como anormais, pode chegar a ganhar um prêmio Nobel, achei isso realmente impressionante, no momento em que ao voltarmos no tempo, na época em que pessoas com esse quadro, eram isoladas da sociedade, eram tratadas como demômios e por vezes, queimadas vivas em fogueiras, imagino , dentre tantos esquizofrênicos que existiu em toda noss história, quantos gênios não puderam ter a oportunidade de serem compreendidos, tolerados, de serem amados e de poderem ter a oportunidade de expressarem sua genialidaede. Isso realmente foi muito triste.
Com todo o conhecimento de que dispomos na atualidade e pela luta de certas classes de profisionais, uma delas a Psicologia, esses episódios felizmente não ocorrem mais, pelo menos, isso tem sido buscado sistematicamente. Nesse resumo critico, busco focar esse aspecto dos transtornos mentais e mencionar o avanço que a humanidade teve com relação a essa questão. Trouxe o cenário de como era essa questão tratada, a maneira desumana com que se enfrentava essa questão e como a enfrentamos atualmente.
...