Raízes da Psicologia
Por: Lucas Mantellato • 27/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 344 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
- Jean-Martin Charcot, nasceu em Paris, no ano de 1825.
- Formado em medicina, na universidade de paris.
- Ficou conhecido como pai da neurologia moderna, foi ele conseguiu diferenciar mais claramente a neurologia da psiquiatria, que na época ainda eram especialidades não muito delimitadas e frequentemente se confundiam.
- Charcot realizou grandes descobertas e estudos, onde revolucionou fazendo estudo magistral sobre a histeria durante as décadas de 1860 e 1870.
- Tais comportamentos da doença eram decorrentes de problemas no útero.
- Seria uma doença hereditária.
- Acreditava que a doença seguia fases ordenadas e que a hipnose era um método de cura.
- Considerado um dos maiores neurologistas de todos os tempos, fez grandes pesquisas e descobertas.
Jean-Martin Charcot, nascido na cidade de Paris, em 29 de novembro de 1825, foi medico formado na Universidade de Paris. Conhecido como o fundador da neurologia moderna, ele tentava compreender a relação entre psicologia e a fisiologia. Durante as décadas de 1860 e 1870, estudou a “histeria”, termo até então usado para descrever comportamentos emocionais extremos nas mulheres, como por exemplo, choro ou riso excessivos, contorções e movimentos corporais descontrolados, desmaios, paralisia, convulsões e cegueira ou surdez temporárias. Charcot imaginava que tais comportamentos eram decorrentes de problemas no útero.
O médico e professor, acreditava que a doença seguia fases claramente ordenadas, e que a hipnose era um método para a cura e ainda que a histeria resultava de um sistema neurológico fraco e era uma doença hereditária, cujos sintomas eram provocados por situações de choque.
Ele sugeriu algo que seus contemporâneos não aceitaram, a ideia de que a semelhança entre a histeria e doenças físicas justificaria uma busca por causas biológicas, alguns até acreditavam que as pacientes histéricas de Charcot agiam induzidas pelas próprias sugestões do médico.
Não há dúvidas de que o médico foi o maior neurologista francês e um dos maiores de todos os tempos, ele realizou estudos e descobertas de grande valia para a neurologia e psiquiatria, sendo o seu estudo mais conhecido, sobre a histeria, entre outros, como a Afasia e uma grande descoberta em sua carreira foi do aneurisma cerebral.
...