Recrutamento e Seleção
Por: mscinthia • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 991 Palavras (4 Páginas) • 898 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Recrutamento e Seleção Moderno
Brain Teaser ou Plataforma online nos dias atuais
Projeto Interdisciplinar apresentado
à Anhanguera Educacional como
Exigência para avaliação do curso de
Gestão de Recursos Humanos para avaliação
do segundo semestre sob a supervisão
do Professor Pedro Pimenta
Santo André
2015
Justificativa:
Com tamanha tecnologia hoje seria uma grande falha não considerar o Brain Teaser como a melhor forma de contratar profissionais qualificados. Inúmeros testes são aplicados que possibilitam ao avaliador e o sistema programado conforme a necessidade da empresa a capacidade de conhecimento e qualificação do entrevistado sem nenhuma margem para futuras contratações fracassadas assim minimizando prejuízos com admissões incompatíveis.
Técnicas modernas de Seleção de Pessoas
Apesar dos Rhs de hoje ainda se utilizarem basicamente das mesma técnicas de seleção, já existem muitas empresas que estão renovando esses modelos e utilizando outras formas de selecionar candidatos, não só entrevista pessoal, testes psicológicos ou dinâmicas de grupo. Hoje já existem inúmeras técnicas modernas que ajudam o selecionador a medir coisas como a inteligência lógica do candidato bem como sua postura diante das mais diversas situações cotidianas que pode dar ao entrevistador uma idéia real do comportamento de seu entrevistado, bem como as entrevistas online, Manager Matching (que visa à busca por possíveis gestores), avaliações de redes sociais, simulações de sftwares e o Brain Teaser que seria um tipo de entrevista quebra-cabeça.
Entrevista Online
É um tipo de seleção feita através da internet, usando recursos de áudio e vídeo, semelhante às reuniões por vídeo conferência. Em todos os outros aspectos a entrevista online é o mesmo que a entrevista pessoal, exigindo do candidato postura profissional, boa aparência e dicção. Quando as empresas utilizam a entrevista online visam economizar tempo de seleção pois apesar de ainda precisar do entrevistador, na maioria dos casos elas são mais rápidas pois não precisa esperar que os candidatos vão até à empresa e assim existe a possibilidade de entrevistar mais candidatos em pouco tempo com dia e horário marcados.
Objetivos:
Passar todo conhecimento sobre o processo e agregar talentos de maneira rápida e eficaz buscando o candidato qualificado para a vaga simultaneamente é organizado o processo de recrutamento e seleção,de modo que o tempo do processo seletivo seja reduzido assim como os custos de contratação.
Brain Teaser
Aqui está uma charada para você.Por que os empregadores submetem os candidatos já nervosos à brainteasers, puzzles(jogos), casos de negócios, e outras técnicas mentais ? Fazer tais jogos realmente ajudam os empregadores a construir equipes altamente lógicas, Curiosas, contribuintes, motivadas que atingir o Topo rapidamente. Quase ninguém acredita nisso. Não existem estudos que dão base científica e apoio à noção de que o sucesso na brain teasers e enigmas de lógica prediz o sucesso no trabalho. Então,se os empregadores sabem, por que persistem em usar o valioso tempo da entrevista de emprego para este modelo peculiar de entrevistar?Entrevistadores usam brain teasers para fazer uma coisa: para iniciar uma conversa segura que revela o quão inteligente os candidatos são. Inteligência é visto como uma previsão crítica de sucesso no trabalho, e brainteasers permite entrevistadores obter uma medida de inteligência de um candidato. Com a desaceleração dos setores de tecnologia, existem mais pessoas para menos postos de trabalho. Os entrevistadores são freqüentemente confrontados com centenas de currículos para uma única posição. Quando todos esses candidatos parecem excepcionalmente qualificado para o trabalho, como é o entrevistador faz para selecionar? Usando brainteasers e quebra-cabeças faz sentido para as empresas que se concentram os esforços de recrutamento mais sobre o que candidatos podem fazer no futuro do que sobre o que eles fizeram no passado.
...