Relato Pscologia
Por: Ksanfer • 14/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
O Relato de Leitura consiste em identificar sequências de dúvidas que irão surgindo conforme examina texto: Análise do Caráter, “O Caráter Masoquista”, Wilhelm Reich. As afirmações dos pensamentos de Reich, era contra a pulsão de morte, gerou discussões na época, e foi ao contrário com as ideias de Freud que acreditava que a pulsão de morte tinha fundamentos de bases biológicas e fundamentais.
INDAGAÇÕES
Mas como o sadismo pode também masoquismo? Como chegaram a essa conclusão? Então ele acreditava que isso era possível em uma só pessoa? - Mas então, se não tem inibição não tem angustia? - Mas então o paciente sempre queria sofrer mais, o sofrimento era o que mais importava? Como esse sofrimento de prazer se tornava compulsão? - Mas como o prazer se torna desprazer ou vice versa? Como chegaram a tal conclusão? Então ele acreditava que isso era possível? - Mas sempre resultava em tensão e relaxamento? - Mas então a pessoa já nasce masoquista? Não acontece da pessoa se transformar masoquista? - Mas como se auto-depreciar sem que outros percebam? Então ele acredita que o paciente da pouca importância para o que os outros falam? - Mas então as palmadas eram desejadas? Ele acreditava que as palmadas para uns seria punição e para o paciente foi recebida com prazer? - Mas só é visto como punição por quem não é masoquista? Ele acredita que só os masoquistas veem essa situação como não punição? - Mas então é uma situação de alma? - Então o masoquista não consegue ter uma relação normal, só consegue relações masoquistas? - Mas então seu prazer está também em ser julgado, apontado negativamente? - Mas abandonar por completo do inconsciente quer dizer esquecer, apagar? Isso seria possível? - Então ele segue a excitação à sensação genital? - Então seus órgãos ficavam impotentes, sem reação? - Mas era por causa do complexo de Édipo que aconteceu essa fobia?
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Em 1993, este trabalho foi incorporado á Análise do Caráter de Wilhelm Reich.
Cap. XI
Pg. 219. Rogers faz a seguinte afirmação no texto: Segundo qual o sadismo era masoquismo dirigido para o mundo externo. Mas como o sadismo pode também masoquismo? Como chegaram a essa conclusão? Então ele acreditava que isso era possível em uma só pessoa?
Pg. 220. No trecho em que Rogers afirma: É justamente nos períodos de florescimento sexual que a função da angústia se evidencia de modo mais intenso, por causa da condição da inibição. Mas então, se não tem inibição não tem angustia?
Pg.222. Rogers afirma: Assim, tinha que admitir que havia uma intenção interna, dissimulada, de manter o sofrimento e reexperimentá-lo. Mas então o paciente sempre queria sofrer mais, o sofrimento era o que mais importava? Como esse sofrimento de prazer se tornava compulsão?
Pg. 224. No trecho que Rogers diz: Embora fosse possível compreender como é que o prazer insatisfeito ou inibido podia se transformar em desprazer, era difícil compreender como o desprazer podia se tornar prazer. Mas como o prazer se torna desprazer ou vice versa? Como chegaram a tal conclusão? Então ele acreditava que isso era possível?
Pg.224. A formulação do principio prazer-desprazer por outro lado, podia se apoiar nas leis fisiológicas de tensão e relaxamento. Mas sempre resultava em tensão e relaxamento?
Pg. 225. Reich afirma no trecho do texto: Isso por sua vez o induz a perceber sensações que são experimentadas como prazerosas pela pessoa normal, como desprazerosas quando excedem certa intensidade. Mas então a pessoa já nasce masoquista? Não acontece da pessoa se transformar masoquista?
Pg. 226. Rogers afirma: traços adicionais do caráter masoquista são tendências crônicas de infligir dor a si próprio e de se auto-depreciar ( masoquismo moral) e uma intensa paixão por atormentar os outros, com o que o masoquista não sofre menos que seu objeto. Mas como se auto-depreciar sem que outros percebam? Então ele acredita que o paciente da pouca importância para o que os outros falam?
*O importante é que, alguns casos, essa síndrome neurótica de caráter se apresenta abertamente, enquanto em outros se esconde atrás de uma mascara superficial.
Pg. 229. Segundo afirmação de Reich: As palmadas nas nádegas foram, portanto, recebidas com
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