TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

2.0. MÉTODO

2.1. LOCAL

O QVA foi feito na aula de Laboratório de Informática Integrado á Psicologia Faculdade de Saúde e Ciências da Vida presente no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, na sala 51 integrada no Bloco II do Campus I.

2.2. PARTICIPANTES

No dia 06 de agosto de 2015 a turma do 2° semestre de Psicologia da manha do G1 respondeu o questionário de vivencia acadêmica, a tabela a seguir, mostra que das 25 pessoas que participaram, 19 são mulheres e 6 são homens:

Tabela 1: Distribuição dos sexos dos estudantes

Sexo Frequência

Masculino 6

Feminino 19

TOTAL 25

Conforme o gráfico percebe-se que 76% da frequência são mulheres e 24% são homens:

O gráfico a seguir demonstra as idades dos participantes, onde temos duas pessoas com 17 anos, quatro pessoas com 18, nove com 20 e 21, dez com 22, onze com 23 e 24 e doze com 25 anos.

A tabela a seguir mostra que dos 25 alunos que responderam a pesquisa, 24 pessoas pretendem continuar no curso e apenas uma pessoa não respondeu.

Tabela2: Distribuição da frequência dos alunos que pretendem continuar no curso

Continuação do curso Frequência

Sim 24

Não 0

N.R 1

TOTAL 25

Abaixo temos o gráfico que demonstra a frequência dos alunos que pretendem continuar no curso, sendo que 1 não respondeu e os 24 confirmaram sua pretensão.

A seguinte tabela e o gráfico mostra a ocupação dos 25 alunos, que 7 trabalham apenas um período do dia, 4 em períodos alternados, 3 em período integral e 11 não responderam.

Tabela 3: Distribuição da ocupação do período de trabalho de cada participante.

Ocupação Frequência

AP 7

PA 4

PI 3

NR 11

TOTAL 25

2.3. INSTRUMENTOS

Para a coleta de informações foi utilizado a versão reduzida do Questionário de Vivencias Acadêmicas (QVA-r). A versão brasileira do QVA-r possui 55 itens, distribuídos em cinco áreas de adaptação acadêmica: pessoal (14 itens), interpessoal (12 itens), carreira (12 itens), estudo (9 itens) e institucional (8 itens). Cada item deve ser respondido a partir da escolha de uma entre cinco alternativas: 1. Nada a ver comigo, totalmente em desacordo, nunca acontece; 2. Pouco a ver comigo, muito em desacordo, poucas vezes acontece; 3. Algumas vezes de acordo comigo e outras não, algumas vezes acontece, outras, não; 4. Bastante a ver comigo, muito de acordo, acontece muitas vezes; 5. Tudo a ver comigo, totalmente de acordo, acontece sempre.

O instrumento avalia cinco dimensões, o Comprometimento com a carreira, a Decisão de carreira, a Autoeficácia profissional, a posição de controle do sucesso profissional, e a reflexão sobre o mundo profissional e a si mesmo.

2.4. PROCEDIMENTOS

O projeto da presente pesquisa foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da universidade em que o estudo se realizou. Foram explicados os objetivos da pesquisa aos estudantes, o caráter voluntário da participação e o sigilo de suas respostas e identidades. O questionário foi aplicado em sala de aula, em um único dia, de forma coletiva, levando em média 50 minutos, o QVA foi entregue a uma população de 50 participantes que frequentam o curso de Psicologia do 2º semestre, da turma da manhã, depois de cada aluno responder seu questionário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com