Relatorio Psicológico Cirurgia Bariatrica
Por: FranSalzedas • 27/9/2023 • Relatório de pesquisa • 918 Palavras (4 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
1. Identificação
Autor:
Avaliada:
Finalidade: Laudo decorrente de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica
2. Descrição da Demanda
S. foi submetida a avaliação psicológica para verificação de seu estado de saúde mental, como pré-requisito parcial necessário à realização cirurgia bariátrica.
A avaliada relata estar optando pela cirurgia bariátrica como recurso final às tentativas de emagrecimento, uma vez que já se dispôs a dietas nutricionais, exercícios físicos, medicações anorexígenas, não tendo obtido os resultados esperados, devido também a dificuldade de lidar com a disciplina que a reeducação alimentar exige.
A cirurgia se faz necessária, em razão de a obesidade estar lhe causando, além de dificuldades psicossociais, também está impactando em complicações biológicas e metabólicas no organismo.
3. Procedimento
Foram realizados 08 encontros, de 45 minutos de duração cada, a partir do referencial teórico da Psicologia Cognitivo Comportamental.
Foram utilizados os seguintes instrumentos: Entrevista Semiestruturada, Anamnese Bariátrica, Escalas Beck, Inventário Rápido de Sintomatologia Depressiva, Escala de avaliação da ansiedade de Hamilton, Inventário de ansiedade traço-estado (IDATE), Escala de Compulsão Alimentar Periódica, Escala de Atitudes Disfuncionais e Escala Autoestima Rosenberg.
4. Análise
Os Transtornos Alimentares têm causas múltiplas, envolvendo, como quase sempre na psiquiatria, as predisposições genéticas e constitucionais, as influências socioculturais e as vulnerabilidades psicológicas pessoais. Essas são as condições que poderíamos colocar a Compulsão Alimentar Periódica e que foram avaliadas para a construção deste presente laudo.
No procedimento de entrevista semiestruturada, foi possível identificar que Sueli apresentou expectativas positivas quanto à cirurgia. Apesar de apresentar histórico de transtorno psiquiátrico anterior, período em que foi vítima de violência doméstica e ameaças pelo antigo companheiro, atualmente não apresenta indício de psicopatologia, demonstra bom ajustamento emocional, discurso lógico e coerente e humor estável. Não relata histórico de uso e abuso de substâncias como álcool drogas, mas faz uso das seguintes medicações psicoativas: Alenthus XR 75mg (2-0-0); Clonazepan 2mg (0-0-1).
No procedimento de anamnese para cirurgia bariátrica descreve que o no genograma familiar, há histórico de obesidade mórbida na família. A Avaliada também se percebe obesa desde criança. O mínimo de peso que atingiu no passado enquanto adulta, foi de 75kg. Atualmente, entende que está muito acima do peso desde de sua primeira gravidez há cerca de 14 anos, tendo atingido o peso máximo de 138kg, sendo que o peso atual é 120Kg.
S. afirma insatisfação com sua imagem corporal, sente dificuldade em se olhar no espelho e em buscar o controle de peso na balança. Alega dificuldade com vestimenta em razão do desajustamento do peso e tem sofrido de muitas dores no corpo. Apesar da insatisfação do momento demonstra capacidade de elaboração de conflitos, não apresentando indícios de depressão nas escalas de atitudes disfuncionais e de depressão aplicadas a ela. Os escores obtidos nas escalas de ansiedade demonstram que a paciente apresenta padrão de comportamento ansioso, mas ainda não considerado patológico.
...