Relatorio de Observação
Por: Rayane Silveira • 21/3/2017 • Relatório de pesquisa • 466 Palavras (2 Páginas) • 2.063 Visualizações
RESUMO
Esse relatório tem como finalidade a observação de crianças no período sensório motor (0 a 24 meses) de Jean Piaget, verificando se estão dentro do padrão esperado. A criança observada tem apenas um mês de idade, foi observada sem intervenção, a observação foi de dez minutos.
Palavras-chave: Sensório Motor. Jean Piaget. Criança.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERÇÕES FINAIS 6
4 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Jean Piaget denominou o estágio que vai desde o nascimento até 2 anos de vida da criança como período sensório-motor.
Nesse períodos as crianças aprendem a reconhecer a existência de um mundo externo a eles. Esse período é dividido em 6 subestágios:
Primeiro Subestágio: Do nascimento até 1 mês de vida sua característica é os reflexos inatos.
Segundo Subestágio: De aproximadamente 1 mês e meio até 4 mese, característica é a reação circular.
Terceiro Subestágio: Vai de 8 a 4 meses, sua característica é a reação circulares secundárias.
Quarto Subestágio: Vai de 8 a 12 meses, sua característica é o desenvolvimento na coordenação da reação circulares secundárias.
Quinto Subestágio: Ocorre ente os 12 a 18 meses, nessa fase os bebês apresentam características de reações circulares terciárias.
Sexto Subestágio: Vai de 18 a 24 meses, aqui os objetos já são representados mentalmente pelos bebês.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a teoria de Jean Piaget no período sensório-motor é esperado que o bebê se relacione com o mundo através dos sentidos de ação.
Nome da Bebê: A N
Sexo: Feminino
Idade: 1 mês
A observação foi realizada na casa da criança, onde a mãe da mesma é minha amiga, no dia 18 de maio de 2016, por volta das 14:00hrs. A criança e a mãe estavam na sala comigo, a mãe sentada no sofá e a criança em seu colo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base na observação e nas teorias de Jean Piaget, a criança se encontra no primeiro subestágio e foi observado na bebê, os reflexos inatos, como o de sucção, pois tudo que põe na boca dela ela suga, o reflexo de preensão palmar, pois quando a mãe põe o dedo na mão dela, ela a aperta, o reflexo de moro, quando a mãe inclinou o braço a bebê teve a sensação de cair então agiu como se estivesse assustada com braços e mãos abertas, o reflexo de busca, pois tudo o que se põe ao redor da boca, ela vira o rosto. A audição e a visão da bebê também está dentro dos padrões, pois quando a mãe bate palmas, ela pisca os olhos e se estiver dormindo acorda. Com essa observação chegamos a conclusão que a criança está dentro do padrão esperado por Piaget, ou seja tudo normal com a criança.
REFERÊNCIAS
MENESES, Hélem Soares de Meneses . O período Sensório-Motor de Piaget.2012. Disponível em: http://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-periodo-sensorio-motor-de-piaget.
...