Relatorio de observação
Por: m20c23 • 13/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 2.470 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao período de observação realizado no hospital municipal de Diadema no período manhã,tarde e noite esse trabalho visa a oferecer aos estudantes de psicologia conhecimentos por meio de observação do que ocorre diariamente com pacientes do sétimo andar da ala de psiquiatria e da equipe multidisciplinar,abordamos em meio a observação aspectos metodológico relacionados com as atividades que fazem parte daquele contexto.
O objetivo do relatório é aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, através do contato e observação com os clientes.
A ala da psiquiatria do hospital municipal de Diadema- SP tem uma função de extrema importância no momento de surto e demais problemas psiquiátricos do paciente que se encontra em sofrimento, é também nesta unidade que chegam todos os casos graves e agudos da Ubs ou Caps com tentativa de suicídio e risco social as articulações do Samu que atende esses casos sempre se desloca para esta unidade.
Profissionais comprometidos com o bem estar do paciente são aqueles que sabem da responsabilidade que exercem, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma boa relação entre a equipe e seus pacientes.
2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
NOME: HOSPITAL MUNICIPAL DE DIADEMA-SP
ENDEREÇO: Av: Piraporinha 1682
CIDADE: Diadema- SP
ESTADO: São Paulo
DADOS DO RESPONSÁVEL: Psicologa: Kátia V.A.
DADOS DO RESPONSÁVEL: Enfermeiro: Michael C. S.
CONTATO: 114061-7000
3. APRESENTAÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO
A visita teve inicio no dia 8 de março as 14:00 hs, a instituição visitada é um hospital ao qual se inicia pela portaria onde fomos recepcionadas pelo segurança, em seguida vimos que a instituição é composta por três entradas uma que se da ao acesso do estacionamento usado pelos funcionários, a entrada e uma outra que se destina a entrada de emergência.
Subsolo:encontramos um almoxarifado,lactado,cozinha,refeitório e necrotério.
Térreo: é localizado a retaguarda, semi-intensiva,sala médica,coordenação,RX,três banheiros, classificação de risco, dois consultórios de ortopedia, dois banheiros, sala de medicação da ortopedia.
Primeiro andar: sala de ultrassom, banco de sangue, laboratório, e UTI.
Segundo andar:
Terceiro andar: oito enfermarias, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Quarto andar: oito enfermarias, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Quinto andar: oito enfermarias, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Sexto andar: oito enfermagens, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Sétimo andar: que se encontra a ala da psiquiatria oito enfermarias, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Oitavo andar: oito enfermarias, oito banheiros e um posto de enfermagem.
Nono andar: se localiza a farmácia e descanso médico.
Décimo andar: se encontra coordenação e diretoria.
Visando que na enfermaria de cada andar a uma carrinho parado para emergências e um extintor de incêndio.
RELATO DA VISITA 01
O grupo teve permanência de 1 hora nas dependência do hospital , tivermos a oportunidade de conhecer toda a área física do hospital. A nossa entrada deu início as 14:00 horas do dia 8/4/20016 ,fomos recepcionados pelo segurança da portaria que forneceu_ nos informações acerca da instituição, começando pelas entradas que são três : uma pra funcionários, outra pra visitas e consultas, e outra para ambulâncias, no térreo encontramos e emergência, observação l e ll , semi intensiva, cinco consultórios médico, Rx, coordenação de enfermagem, ortopedia, intervenção.
RELATO DA VISITA 02
Dia 9/4/2016 8:40 horas continuação da observação no hospital Municipal de Diadema o grupo teve permanência de 1 hora nas dependências da recepção, fizemos uma breve entrevista com a recepcionista M.C.T sobre os pacientes que passavam no consultório da psiquiatria, ela nos respondeu que poucas vezes eles vem pela recepção, a maioria das vezes eles são trazidos pela ambulância do Samu pela emergência, e algumas vezes alguns são trazidos pelos mendigos de rua sem documentos, o enfermeiro Alexandre S. S que os pacientes de alta complexidade da psiquiatria são restrito no leito e cedados, outros não, quando saem do surto recebem alta hospitalar e o médico pede acompanhamento para o Caps, ele disse; que muitos já fazem acompanhamento pelo Caps só que desistem, não tomam medicamentos, os pacientes que não respondem a medicação são encaminhados para a internação, que fica no sétimo andar que é composta por uma equipe multidisciplinar que são dois psicólogos, um enfermeiro, dois psiquiatras, cinco técnicos, uma assistente social e uma recepcionista. Tivemos oportunidade de fazer uma breve entrevista com um cliente da psiquiatria ele estava acompanhado dos familiares querendo ir embora só que como a demanda estava grande naquele dia ele não queria ficar esperando, deixando a família desesperada, chegamos a falar com ele dissemos oi! ele disse que queria ir embora ,que queria café e cigarro, você compra pra mim? Nos deu uma moeda de 25 centavos.
...