Resenha sobre depressão infantil.
Por: NessinhaLeao • 21/4/2015 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 1.082 Visualizações
Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite (VARELLA). A depressão pode ser endógena ou exógena, no primeiro caso é a transmitida geneticamente e o segundo resultante de problemas psicológicos e/ou ambientais.
Segundo Nissen (1938), os principais comportamentos que caracterizam a depressão infantil são: 1- o humor disfórico, 2- a autodepreciação, 3- a agressividade ou irritação, 4- os distúrbios do sono, 5- a queda no desempenho escolar, 6- a diminuição da socialização, 7- a modificação de atitudes em relação a escola, 8- a perda da energia habitual, do apetite e/ou peso.
O estudo sobre depressão infantil é bastante recente, mostram que este quadro é mais frequente do que se possa imaginar. Segundo a American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (1996), cerca de cinco por cento (5%) das crianças e adolescentes da população geral possuem um grau significantes de depressão. Um primeiro possível sintoma de depressão que podemos identificar dentro das escolas é o baixo rendimento escolar.
Crianças que possuem pais e familiares depressivos são mais propensas a desenvolverem a depressão. Seja pelo fator de quererem imitar o comportamento depressivo dos pais, tendo assim uma depressão exógena, ou até mesmo pela possibilidade da hereditariedade, neste caso a depressão endógena.
Observada uma pesquisa na cidade de Fortaleza, feita com uma amostra de 345 crianças com idade pré-escolar, o resultado final foi de que 3,9% das crianças tem prevalência a depressão e que apesar de outros estudos mostrarem que há diferença entre sexo, nessa pesquisa não foi vista essa diferença.
É um numero considerável e que precisa ser observado com mais cautela, pois essas crianças depressivas precisam de uma ajuda especializada. Caso essa ajuda não venha acontecer, a criança pode ter sua autoestima comprometida, assim como o desempenho escolar e a socialização, ainda o seu desenvolvimento emocional, esta ajuda deve partir de sua própria família, com a identificação de problemas como estes, para que procure um especialista e deixe os professores cientes, para uma atenção especial para com ela.
Referencias:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200011
http://drauziovarella.com.br/letras/d/depressao/
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCUATURA
RESENHA CRÍTICA SOBRE DEPRESSÃO INFANTIL
ALUNA:VANESA DOS SANTOS CARNEIRO LEÃO
RECIFE, 2014
...