Saúde preventiva
Resenha: Saúde preventiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edeilson89 • 14/7/2014 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Saúde preventiva
Quem nunca ouviu o ditado popular “Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”? Essa frase serve tanto para evitar problemas no dia a dia, quanto para prevenir doenças. Alimentação correta e mudança de hábitos são algumas dicas para prevenir as doenças mais comuns. O médico Gerson Gold, coordenador da 3ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, dá algumas dicas de como fazer a prevenção desde a infância até fase adulta. Ele também ressalta que é preciso manter uma alimentação correta e a higienização dos alimentos para evitar verminoses (comuns em legumes e saladas mal feitas). “Esses alimentos são muito atraentes e tem uma grande carga de gordura que pode transformar essa criança num adulto doente, com problemas como a diabete e a obesidade, que são mais comuns, e a aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias do coração”, alertou. Estudos já comprovaram que este consumo aumenta as chances de ter doenças como a pneumonia e até o câncer. Na alimentação, dar preferência a frutas, legumes, verduras e cereais é outro fator de extrema importância para evitar doenças no futuro.
Seguem outras dicas preventivas:
Doenças cardiovasculares: praticar exercício físico, não deixar o lazer de lado e fazer exames médicos periódicos.
Hipertensão: evitar o sal e os seus derivados.
Diabetes: evitar açúcar e os componentes açucarados, como os doces e bolos, e alimentos que pertencem ao grupo dos carboidratos. Estes são encontrados no pão e são transformados em açúcar dentro do organismo.
Doenças respiratórias: em casa, fazer uma limpeza periódica no ar-condicionado. Detectado algum problema procurar um alergista e fazer o teste para iniciar um tratamento. O mesmo vale para doença de pele: brotoeja e lesões vermelhas.
Doenças estomacais: evitar determinados alimentos como as frutas ácidas e alimentos mal feitos, que podem causar lesões leves, como a gastrite, e mais graves, como as úlceras gástricas e de duodeno (causado por estresse emocional). O uso de remédios também pode ser um grande vilão. Na 3ª idade evitar anti-inflamatórios que podem causar essas inflamações.
...