Trabalho Observação criança Estadio Pré Operatório
Por: glausimonetti • 11/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 761 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
JVF, 2 anos, foi observado em ambiente familiar, realizando atividades de lazer e de interação com familiares.
O primeiro momento observado foi enquanto realizava uma brincadeira de bola com seu tio. Observa-se que JVF sente uma grande alegria ao perceber que Ele é o centro da atenção na brincadeira, interage correndo e muito sorridente, solta diversas gargalhadas, bate palmas, tem um pouco de dificuldade motora ao se levantar quando cai no chão para pegar a bola, quando vai em uma direção com certa velocidade tem dificuldade para parar e retornar pelo mesmo lugar rapidamente.
Muitas vezes ele se joga no chão para o familiar gritar gol e quando isso acontece ele fica rolando de um lado para o outro enquanto o familiar não para de gritar gol. Perguntam a Ele de quem é a bola, ele responde “compô”, aí perguntam: Você comprou a bola? Ele responde prontamente: “Pai compô”. Existe uma dificuldade em formar as frases, geralmente elas não possuem artigos, não consegue formular grandes frases, sabe os nomes da cachorra e da gata, quando solicitado ele as chama e aponta para elas. Quando perguntado o seu nome, que é composto, Ele não consegue falar, então, Ele mesmo se auto intitulou com um apelido ao qual a pronúncia traz a sonoridade do seu último nome.
Todas as vezes que a bola caía embaixo do carro que estava dentro da garagem onde eles brincavam, Ele abaixava, olhava a bola mas não a pegava, o familiar é quem a retirava e ele aguardava ansioso, quando ele podia avistar a bola imediatamente colocava o pé assim como o adulto estava fazendo para “ajudar”a retirar a bola de lá.
Em um dado momento ele pediu ao familiar água, o Tio lhe perguntou se queria água ou Coca-cola, ele apesar de gostar muito de Coca-cola(sic), pediu novamente água. Quando o Tio foi buscar, ele foi atrás, segurou o copo com as duas mãos, levou até a boca e tomou o liquido sem deixar cair, devolveu o copo e saiu correndo para novamente brincar. Um outro familiar lhe disse: “Como é que fala para o Tio?” ele não respondeu e foi até o Tio, segurou sua mão e começou a puxá-lo para o quintal onde se encontrava a bola.
O Tio disse que estava cansado e sentou-se apanhou o celular e começou a jogar um jogo, ele ficou olhando, e foi escalando a perna do Tio para chegar até seu colo. O Tio o colocou sentado no colo e tentou lhe ensinar a jogar o jogo, mas ao invés dele apertar os botões do jogo, ele espalmava sua mão na tela do celular e dava muitas gargalhadas. A Observação foi finalizada.
Conclusão da Observação:
Neste estágio a criança já é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significantes como nas brincadeiras, Jogos, desenhos, linguagem, imagens e pensamentos.
Percebi na observação certa dificuldade na parte da coordenação motora no momento de segurar o copo de água, precisou fazê-lo com as duas mãos, na hora de puxar a bola com apenas um dos pés, algumas vezes desequilibrou-se e também quando caía na hora de se levantar.
Em relação a linguagem, ele não falava muito, porém quando falava, não conseguia formar uma frase inteira muito bem, por exemplo quando falou que o pai havia comprado a bola, ele não falava o meu pai comprou, falava somente “pai compô”, quando pediu água também não formou uma frase completa como quero água ou estou com sede, apenas disse “água”.
...