Trabalho Processos Grupais
Por: caahchagass • 21/3/2020 • Projeto de pesquisa • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 201 Visualizações
Resumo
O presente trabalho refere-se sobre identificar a importância do Relacionamento Interpessoal em grupo. O Relacionamento Interpessoal no ambiente grupal é algo complexo, pois relaciona o convívio entre diferentes pessoas em um ambiente que sofre muitas mudanças, por isso a importância de conhecer o tema e praticá-lo adequadamente. Foi pesquisada uma dinâmica de grupo, onde trabalha a importância do Relacionamento Interpessoal, a mesma foi realizada em sala de aula com todos os alunos do 6º e 7º semestre de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). A dinâmica escolhida foi a “Dinâmica das Bexigas”. Posteriormente foi feita uma reflexão sobre o tema trabalhado, juntamente com toda a sala, ressaltando seus pontos positivos e negativos. Portanto, este trabalho buscou evidenciar as práticas e ações desempenhadas neste contexto apresentando a necessidade de relacionar o conteúdo visto na sala de aula com a prática da dinâmica de grupo.
Palavras-Chaves: Processos Grupais, Dinâmica de Grupo, Relacionamento Interpessoal.
Sumário
Introdução 01
Objetivos ........................................................................................................................03
Metodologia 04
Resultados..........................................................................................................05
Discussão...........................................................................................................06
Referências bibliográficas 07
Anexos 08
Introdução
Quando é citado relacionamento interpessoal logo já se faz referência com algo complexo justamente pelo fato de ser o convívio entre pessoas muito diferentes, principalmente quando se refere ao ambiente de trabalho que, por sua natureza, já é um lugar extremamente competitivo e com modificações algumas vezes repentinas. Porém, é através do trabalho que o homem consegue sobreviver, por isso o bom convívio com as outras pessoas é essencial. Deve-se considerar que todos somos seres com sentimentos, e que tais sentimentos muitas vezes interferem em todo e qualquer ambiente, inclusive no ambiente de trabalho; e, ao observar as interações no relacionamento interpessoal existe uma troca de sentimentos e experiências, onde em ambas as partes deve haver um empenho para que o convívio seja harmonioso. (CARDOZO, SILVA, 2014).
A vida cotidiana é caracterizada pela vida em grupo, pois a todo momento o indivíduo convive e se relaciona com outras pessoas em diversos lugares, formando grupos principalmente por afinidade, seja qual for o ambiente em que se encontra (SILVIA, 2007).
O que forma os grupos do relacionamento interpessoal deve ser levado em consideração, pois é de extrema relevância, pois representam as necessidades, atitudes e estilos de comunicação que o indivíduo utiliza com os demais, e, mesmo que seja um elemento essencial para a conduta humana, é também onde existem mais conflitos (EXNER & SENDÍN, 1999).
“Os seres humanos são essencialmente seres sociais, instintivamente motivados por uma necessidade de se relacionar. É nessa interação que descobrem suas próprias capacidades e as exercitam” (CARVALHO, 2009).
Diversos fatores podem impedir uma boa interação do grupo, como por exemplo, seu tamanho, a motivação, a falta e/ou dificuldade de comunicação e entre outros fatores. Existe algumas alterações que podem ser eficazes para o bom funcionamento do grupo, podendo citar os fatores de manutenção do grupo que dizem respeito as questões sociais, intensificando os valores e respeito as normas, favorecendo sempre uma maior coesão das pessoas. (QUADROS; TREVISA, 2009).
As habilidades sociais são entendidas como comportamentos que produzem resultados reforçadores tanto para o próprio quanto para o grupo em um todo; caso essas habilidades sejam utilizadas com competência gera um equilíbrio entre os participantes, criando bem estar e um ambiente encorajador. Já os comportamentos agressivos ou coercitivos não são considerados eficazes. (PRETTE, 2010).
Objetivo
O presente trabalho tem o objetivo de conhecer dentre as 10 Habilidades de Vida o tema Relacionamento Interpessoal, suas habilidades, dificuldades e aprimoramentos. Colocando-o em prática, observando o desenvolvimento, possibilitando assim relacionar com a disciplina Processos Grupais.
Metodologia
Local
O presente trabalho foi realizado na Universidade Paulista (UNIP).
Participantes
Participaram do presente projeto os alunos do 6º e 7º semestre do curso de Psicologia.
Materiais
Foi utilizadas bexigas de diversas cores, computador para transcrição da dinâmica e elaboração do trabalho e impressora para a impressão do trabalho finalizado.
Procedimentos
Primeiramente o tema foi escolhido pelo grupo, assim como a dinâmica. Cada integrante pesquisou e apresentou, respondendo as questões propostas sobre a habilidade, havendo discussão e realização da dinâmica em sala de aula. Posteriormente estruturamos o presente trabalho.
Resultados
Como resultado através da proposta do trabalho e a aplicação da “Dinâmica das Bexigas” em sala de aula para as turmas do 6º e 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista, pudemos extrair que houve a participação
...