Um Caso Clinico
Por: Dylimara • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.091 Palavras (17 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE [pic 2]
Escola de Ciências da Saúde
Curso de Psicologia
ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VIDA ADULTA E ENVELHECIMENTO
Diego Alves -
Dylimara Oliveira – 17346860
Dylimarcya Oliveira – 17347868
Josiely Gomes -
Karla Bianca –
Maria Luiza Rocha –
Nei
MANAUS
2018
[pic 3] CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE [pic 4]
Escola de Ciências da Saúde
Curso de Psicologia
DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VIDA ADULTA E ENVELHECIMENTO
Este estudo de caso se refere à disciplina Desenvolvimento Humano na Vida Adulta e Envelhecimento, solicitado pela professora Silene Moreira, para obtenção de nota parcial da 1ª ARE.
MANAUS
2018
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 04
2. O CASO CLÍNICO 00
3. RELACIONANDO AO LIVRO 00
3.1 Desenvolvimento físico e cognitivo no inicio da vida adulta e no adulto jovem 09
3.2 Desenvolvimento psicossocial no inicio da vida adulta e do adulto jovem 00
3.3 Desenvolvimento físico e cognitivo na vida adulta intermediária 00
3.4 Desenvolvimento psicossocial na vida adulta e intermediaria 00
4. APLICAÇÃO PRATICA A REALIDADE 00
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
6. REFERÊNCIAS 00
APRESENTAÇÃO
O presente estudo de caso se trata de uma investigação empírica com o objetivo de averiguar aspectos físico, cognitivo e psicossociais do desenvolvimento humano pertinentes a vida da paciente. Pois o campo do desenvolvimento humano se concentra no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Na investigação deste caso será feito um estudo profissional do desenvolvimento humano observando os aspectos em como a paciente administra as transformações provenientes ao tempo do seu desenvolvimento e também as características que permanecem razoavelmente estáveis essas são algumas das perguntas que se procurou investigar e associar a estudos que os estudiosos do desenvolvimento procuram responder.
O CASO CLÍNICO
Maria José, 50 anos é uma adulta calma, controlada e confiante em suas ideias. Como muitas pessoas na sua idade, está no auge de suas capacidades. Há um certo pesar pelas rugas e os quilos a mais. Passar pela menopausa foi um problema, mas, agora que terminou, sente-se maravilhosa. Relata que o sexo com seu marido Jorge está melhor que antes. Diz: "meu medo é em relação a minha mente". Passou anos de sua vida trabalhando e triturando números como contadora, agora pretende voltar a estudar para ser Assistente Social. Sempre trabalhou como voluntária na igreja nos fins de semana. Desabafa que nas próximas décadas tão valiosas de sua vida, quer se dedicar em tempo integral a ajudar jovens "em risco" a serem bem-sucedidos. Cresceu envolvida na política estudantil, aprendeu ativismo social desde tenra idade. Mas se questiona, se consegui voltar a uma sala de aula em sua idade. Admite que existem ansiedades em torno do tempo. Seus filhos Pedro e Antônia há pouco voltaram para casa depois do divórcio. Jorge quer reduzir suas horas na Chevrolet (seu trabalho) para ficar com o neto, enquanto Antônia está no trabalho, mas para Maria José cuidar de criança é trabalho para a avó. Contudo, sua experiência de vida ajuda a enfrentar os desafios, reconhecer que é uma época de perdas e ganhos, de olhar para o futuro e perceber que boa parte da vida agora está para trás. Acredita ser a mesma pessoa que era aos 20 anos, carinhosa, enérgica e extrovertida, com a profundidade adicional que só a idade pode trazer. Para ela é agora ou nunca. Sinto o relógio batendo quando olho ao redor. Relembra que sua melhor amiga Paula recém morreu de câncer. Seu irmão mais novo se aposentou depois de sofrer um derrame no ano passado. Sua inspiração é sua mãe, que aos 75 anos ainda dirige um salão de beleza seis dias por semana. Bom, ela deveria ser considerada idosa, mas realmente é de meia-idade.
Conteúdo relacionado ao livro Desenvolvimento Humano
Cap 13: Desenvolvimento físico e cognitivo no inicio da vida adulta e no adulto jovem.
No presente caso pode-se destacar aspectos físicos da paciente nos trechos citados abaixo:
“(...) Há um certo pesar pelas rugas e os quilos a mais (...)”
Nesse trecho a paciente se queixa em relação a sua aparência física e em relação ao seu peso. No livro Desenvolvimento humano podemos perceber que os comportamentos sejam eles saudáveis ou não influenciam na saúde e na condição física, não basta somente conhecer os bons e maus hábitos diversos fatores do estilo de vida estão fortemente associados a saúde e condição física: dieta e controle do peso, atividade física, sono, tabagismo, álcool e stress. Pois durante este período, a base para o funcionamento físico de uma vida inteira continua a ser estabelecida. A saúde pode ser influenciada pelos genes, mas fatores comportamentais – o que os adultos jovens comem, se dormem o suficiente, se são fisicamente ativos e se fumam, bebem ou usam drogas – contribuem enormemente para a saúde e o bem-estar. Além disso, esses fatores ambientais podem resultar em mudanças epigenéticas na expressão de determinados genes que podem ter consequências para a vida inteira (Dolinoy e Jirtle, 2008).
...