A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Por: SarinhaBragas • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL
A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
[pic 3]
2009
A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social, (mod.II-Noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciência Política do Serviço Social III
2009
SUMÁRIO
- 1NTRODUÇÃO......................................................................................4
- DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5
- CONCLUSÃO....................................................................................... 6
- REFERÊNCIAS......................................................................................7
INTRODUÇÃO
o voto deixa de ser em sua maioria ideológico, pessoal ou circunstancial para o voto comercializado transformando os candidatos políticos em politiqueiros. A comercialização já proibida pela legislação vem se tornando cada vez mais noticiada pela mídia e com conseqüências cada vez mais agravantes. O financiamento de campanhas eleitorais tem se tornado o assunto mais falado, fazendo com que se torne uma questão social, com a necessidade de averiguação e medição..
DESENVOLVIMENTO
Na primeira República o momento da votação oferecia condições de manipulação, pois a votação era feita nas casas e o voto era aberto e os eleitores eram aterrorizados e a manipulação era feita na contagem dos votos e não havia com isso a necessidade da compra do voto. A medida que o eleitor se tornou mais informado e emancipado através da mídia, o voto começou a ser visto como um grande negócio para ser comercializado por compras ou trocas. Esse comércio é baseado de forma individual grupal ou por organizações envolvendo o capital de recursos privados mais também usando o dinheiro do poder público gerando bens momentâneos como compromissos em longo prazo. Individual em troca de emprego, casa, material etc. grupos e organizações; benfeitorias em igrejas, clubes e usando até verbas do poder público. Organizações; relativa a uma associação ou uma instituição definida, em longo prazo.
...