A Economia e Sociedade
Por: Inez Brasil • 6/10/2021 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
Aluno(a) | INEZ NAIARA BRASIL DA LUZ |
RA | 21102834-5 |
Disciplina | POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS |
ATIVIDADE DE ESTUDO 1
RELATÓRIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE - MAPA
Política Pública é a ação do governo para solucionar problemas da sociedade, de modo que gere, ou pelo menos aumente, o bem-estar social. Porém, temos dois grandes tipos principais de políticas públicas: a econômica e a social. Ambas devem exercer a mesma função e se complemetam.
Há uma forma ampla para definição de familia ,a que temos em mente como modelo padrão instituida Por avós, primos, pais e filhos. Outras definições populares,como por exemplo pessoas que moram debaixo do mesmo teto e tem o mesmo sangue.
Segundo a Politica Nacional de Assistência Social-PNAS (2004) na sociedade capitalista, a familia é fundamental para proteção social,sendo ela mediadora das relações entre sujeitos e a coletividade. Então, se familia ocupa papel de cuidado sobre seus membros, entende-se que ela também precisa ser cuidada e protegida.
A visita domiciliar é um instrumento que potencializa o conhecimento do cotidiano da pessoa em seu ambiente familiar, tem como objetivo conhecer as condições de vida em que essas pessoas vivem, para que o profissional tenha uma compreensão mais clara e definidade de toda a situação. Alguns detalhes fogem quando a entrevista é feita somente no gabinete.
Ela deve ser utilizada a partir de uma análise feita pelo profissional, sobre uma situação que esta sob seus cuidados e é de sua inteira responsabilidade intervir. É de suma importância que o profissional que irá exercer essa abordagem informe com clareza o motivo da visita, tendo com o principal objetivo conhecer os fatos para analisar os elementos importantes. O respeito pelas pessoas no momento da visita é de extrema importância.
Abordagem feita pela equipe não está de todo modo errada, tendo em vista que a pessoa em questão a recebeu prontamente. Entretanto, usar a abordagem da visita domiciliar para entender a situação e não dar o retorno necessário demonstra despreparo podendo dificultar outra possível visita em um momento em que de fato essa familia poderá ser atendida. A falta do retorno esperado pode descredibilizar o trabalho de uma outra equipe, trazendo dificuldades para inserção dessa familia em politicas públicas importantes.
REFERÊNCIAS:
Brasil. Constituição Federal.1988
- Cress 10ª Região. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Coletânea de
leis.2005
- Guerra, Yolanda. Instrumentalidade do Processo de Trabalho e Serviço Social. In:
Serviço Social e Sociedade n.º 62. 2000
- Amaro, Sarita. Visita Domiciliar: G uia par a uma abordagem complexa. Porto Alegre.
AGE. 2003
...