A Era Vargas
Por: carolineassad • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
SERVIÇO SOCIAL
CAROLINE SOUSA E SILVA
ERA VARGAS
JÚRI SIMULADO
Tobias Barreto - SE
2018
CAROLINE SOUSA E SILVA
ERA VARGAS
JÚRI SIMULADO
[pic 1]
Tobias Barreto - SE
2018
Para obter uma visão desvelada da atual realidade socioeconômica brasileira, faz-se necessário o conhecimento dos fatos que levaram a tal realidade. O que implica que, para atuar em prol de transformações e melhorias na sociedade contemporânea, é de suma importância o estudo da Formação Sócio-histórica do Brasil, já que o presente é o fruto do passado.
O Brasil tem por bases históricas a miscigenação cultural e biológica, conflitos de interesses, e a exploração, tanto do homem sobre a terra como do homem sobre o próprio homem. Profundas cicatrizes socioeconômicas foram causadas durante todo o processo de formação e desenvolvimento, como no período de governo denominado Era Vargas.
Assumindo o cargo de presidente por meio de um golpe de estado em 1930, Getúlio Dornelles Vargas governou durante quinze anos ininterruptos em um primeiro momento, e mais três anos e meio no segundo governo. Período bastante conturbado pelos fatos históricos que permeavam a época, como o fascismo, o nazismo, a eclosão da Segunda Guerra Mundial, e no Brasil, a saturação da forma de governo que perdurava até aquele momento, a República Velha.
Vargas adotou um modelo de governo autoritário, utilizando-se de vários artifícios para inibir revoltas e complôs contra seu governo, como a censura, a repressão, proibições, e até pena de morte. Apesar de compactuar com ideais ditadores, também foi de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por conta dos incentivos a industrialização e a consolidação de diversos direitos sociais ainda não existentes.
Inicialmente criou dois importantes ministérios, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; e o Ministério da Educação e Saúde. Na Nova Constituição de 1934 instituiu o voto secreto e o voto feminino, e em 1943 sancionou a Consolidação das Leis Trabalhista – CLTs. No âmbito econômico, os investimentos na industrialização possibilitaram um grande avanço, como a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a criação da Petrobrás em outubro de 1953.
Portanto, conclui-se que a elaboração e consequente apresentação do JÚRI SIMULADO da Era Vargas, se tornou um instrumento valioso para concretizar a aprendizagem. Já que o mesmo incentivou a participação de todos os integrantes da turma, os levando a se dedicar ao assunto, e a prática da ajuda mútua. O conhecimento obtido sobre o assunto possibilitou a obtenção de uma visão mais desvelada da atual realidade, elemento importante para a formação do assistente social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cruz, José Vieira da. FORMAÇAO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL. Aracaju: UNIT, 2010.
...