TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Saúde da Família

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumario

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

  1. Estratégia Saúde da Família

Segundo Figueiredo a Saúde da Família veio para reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde, sendo esta uma estratégia do Ministério da Saúde, para orientar os profissionais e com intuito de promover a qualidade de vida da população, sendo esta uma proposta com dimensões técnicas, política e administrativa. O ESF tem princípio à vigilância à saúde e a multidisciplinaridade e a integralidade do cuidado com a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) possui uma equipe multidisciplinar de médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico da família e comunidade, enfermeiro, auxiliar técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Os Agentes Comunitários foram oficialmente implantados pelo Ministério da Saúde em 1991, através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em busca de melhores condições de saúde de suas comunidades, era uma nova categoria de trabalho, formada pela própria comunidade, na atual conjuntura essa profissão é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o país. O agente comunitário de saúde permite a criação de vínculos mais facilmente através do acolhimento (BRASIL 2012).

Os ACS devem ser suficientes para cobrir 100% da população cadastrada, e devem ter no máximo 750 pessoas por agente, além de cada equipe de Saúde da Família sendo responsável por no máximo 4.000 pessoas de uma determinada área, que tenha responsabilidade do cuidado com a saúde (BRASIL 2012).

  1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

De acordo com a Resolução CNAS nº17/2011, uma política pública é um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado com proposito de assegurar os direitos de cidadania de forma difusora ou para determinado seguimento social, étnico ou econômico e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) faz parte desta política. Um dos principais objetivos do CREAS são o resgate e proteção das famílias. Para isso cabe ao profissional de Serviço Social ter uma escuta qualificada individual, princípios éticos e legais respeitando sempre a vontade de seus usuários. São realizados nos CREAS materiais educativos com suporte aos serviços, cursos de capacitação para equipes multiprofissionais, atendimento sócio-familiar, psicossocial individual e em grupo inclusive com orientação jurídico-social em caso de ameaças ou violação dos direitos individuais e coletivos dos usuários, e também é realizado o monitoramento do trabalho infantil e das inúmeras formas de negligência, abuso, e exploração.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (751.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com