TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FOME E AS OPÇÕES BRASILEIRAS DE PACTO E PROTEÇÃO SOCIAL

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        AS TEÓRIAS CLÁSSICAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIAS        4

2.2        AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO        4

2.3        AS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILIREIRA        5

2.4        AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA PROFISSÃO        5

2.5        A CONSTRUÇÃO DA POLITICA NACIONAL DE CULTURA        6

2.6        OS CAMINHOS VIÁVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DA FOME NO BRASIL        6

3        CONCLUSÃO        8

4        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

 O tema A Fome e as Opções Brasileiras de Pacto e Proteção Social é desafiador, por ser um assunto pouco discutido e do fato não poder ser lidado em sua totalidade. A economia está relacionada diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social e muitas vezes, vista como mecanismo da força do trabalho, conquistas do trabalhador e favorecimento de ganhos das classes mais altas que visam aumentar seus lucros.

Para compreendermos o problema da fome, que é uma manifestação dos problemas sociais decorrentes da pobreza, é necessário considerar suas causas e efeitos, pois as pessoas sofrem as consequências da desigualdade social há muito tempo. Portanto, é preciso perceber que a pobreza se deve à falta ou insuficiência de renda, o que torna as pessoas incapazes de obter os meios básicos de sobrevivência.

Segundo alguns estudiosos, a fome é definida como uma série de sensações causadas por deficiências nutricionais que levam as pessoas a buscar alimentos e interromper a ingestão. Atualmente, conforme dados estatísticos ainda existem mais de um bilhão de pessoas que passam fome no mundo, e ainda há 800 milhões de pessoas desnutridas.

O país através de politicas públicas instaurou alguns meios para sobrevivência das famílias brasileiras, tudo isso em prol do suprimento de suas necessidades básicas. Embora essa palavra fome preocupa a classe mais pobre no Brasil, principalmente por conta da pandemia global da covid 19 que já causou até 4 mil mortes por dia.

Através do programa bolsa família o Brasil havia deixado o chamado Mapa da Fome em 2014, com o programa houve uma redução de cerca de 15% da população na pobreza e 25% na extrema pobreza de passarem por situações mais agravadas de fome.

Segundo o IBGE cerca de 32 milhões de pessoas passem fome por falta de dinheiro, e cerca de 65 milhões de pessoas ingerem a quantidade mínima de calorias, desencadeando assim, uma alimentação precária.

O Brasil é um país de grandes recordes na produção agrícola, embora a fome ainda faça parte expressiva dos lares brasileiros.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. AS TEÓRIAS CLÁSSICAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIAS

As teorias clássicas das organizações societárias estão vinculadas na formação de um conjunto de ideias que foram amplamente aplicadas nos Estados Unidos, França e Inglaterra onde detiveram nos pressupostos sobre os procedimentos metodológicos e as colocações da filosofia e da ciência, que seguiram as teorias dos pensadores Frederick W. Taylor e Henri Fayol.

O assunto era como tese o regime de trabalho de algumas organizações nos Estados Unidos onde os trabalhadores não eram suficientes trazendo prejuízos para a nação.

As teorias organizacionais que estão baseadas no pensamento sistêmico podem ser definidas no pensamento clássico em que busca o máximo desempenho de análise lógica de organização focada no nível operacional defendida por Taylor ou aquela defendida por Fayol a de nível no geral, sendo denominadas de teoria clássica.

  1. AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO

As mudanças no mundo do trabalho vêm se intensificando devido ao crescente aumento do uso das tecnologias digitais, onde o homem busca soluções mais prática para responder a sociedade de forma eficaz com sua utilização.

Estas transformações podem afetar a diversas camadas sociais sendo para alguns um bom negócio, mas para outros não, onde está ocorrendo o aumento do desemprego para quem depende do trabalho para sobreviver, seja no caixa do banco, ou no supermercado, e veículos automatizados que já estão em pleno funcionamento.

Surgiram assim, o aplicativo de mobilidade urbana, o tele trabalho, a terceirização das atividades, os sistemas integrados na gestão, os startups, onde são as cinco mudanças ocorridas no mundo do trabalho, essas mudanças no mundo do trabalho são lembradas como a crise do modelo capitalista.

  1. AS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILIREIRA

O Brasil é caracterizado por várias transições socioeconômicas, no passado, a população rural era dominante, vivia uma vida simples de trabalho no campo, sem acesso à tecnologia e poucas pessoas possuíam rádio.

Como acontece com todas as mudanças econômicas, também ocorrem mudanças sociais, onde os trabalhadores rurais deixam o campo e vem para os centros urbanos em busca de trabalho e bem-estar.

Com todo esse crescimento, alguns problemas sociais foram trazidos, e até hoje, como exemplo, o país está enfrentando esses problemas: como a falta de assistência social (educação, saúde), falta de emprego, falta de moradia, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com