POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: Política Nacional Brasileira Para Inclusão Social da População em Situação de Rua
Por: Valdete Marinho • 9/5/2017 • Projeto de pesquisa • 5.047 Palavras (21 Páginas) • 508 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Valdete Marinho Rodrigues
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: Política Nacional Brasileira Para Inclusão Social da População em Situação de Rua
São Paulo – SP
2017
Valdete Marinho Rodrigues
Ra: 2214200943
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: Política Nacional Brasileira Para Inclusão Social da População em Situação de Rua
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação do 6° semestre da disciplina de Projeto do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Orientador (a): Profª
São Paulo
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. TEMA 06
2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 06
3. PROBLEMATIZAÇÃO 06
4. HIPOTESES 06
5. JUSTIFICATIVA 06
6. OBJETIVOS 06
6.1 OBJETIVO GERAL 06
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 06
7. REFERENCIAL TEÓRICO 07
8. METODOLOGIA DA PESQUISA 08
9. CRONOGRAMA 08
10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
11. ANEXO 12
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é para avaliação do sexto semestre do curso Bacharelado em Serviço Social e tem como o tema ‘População em Situação de Rua na contemporaneidade: política nacional Brasileira’, para inclusão social da população em situação de rua. A escolha do tema é fruto de uma vivência no âmbito profissional, aperfeiçoada ao logo do bacharelado em Serviço Social. As demais escolhas do tema se deram a partir das reflexões referentes às ações do Estado no enfrentamento das vulnerabilidades sociais, sobretudo da população em situação de rua. Para compreender melhor suas delimitações, foi necessário realizar uma pesquisa de contexto histórico, considerando algumas problemáticas que levam o aumento da população em situação de rua. A Política Nacional Brasileira para Inclusão Social para População em Situação de Rua visa garantir os direitos para superação, buscando efetivação dos direitos sociais. Diante desse cenário, o presente projeto busca investigar possíveis razões para a ineficácia da Política Nacional Brasileira de Inclusão Social para a População em Situação de Rua.
Entre a população de rua, não menos excluídos, estão os trabalhadores de materiais recicláveis são atingidos de forma alarmante pela violência de descriminação social e excluído do acesso as políticas de seguridade social. Através dessa inquietação surgem outras que envolvem o mesmo tema e terá neste trabalho respostas sobre a ineficiência dessas políticas de inclusão social. Com esta pesquisa busca trazer à categoria de assistentes sociais novas experiência sobre as políticas sociais e a importância das mesmas para a inclusão e emancipação de cada individuo que vive abaixo da linha da pobreza e todos os fatores envolvidos para sua efetivação. Garante-se que a referida pesquisa será importante para a comunidade em geral e atores que lidam diretamente com a população em situação de rua, pois considera que o aprendizado adquirido irá melhorar as ações e concepções junto a este grupo populacional, diminuindo o preconceito e o isolamento social qual sofre este individuo.
...