A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER
Por: Cicerodidi • 4/7/2016 • Artigo • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 906 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER (CRM) EUDÓCIA ANTUNES DE ASSIS - PAULO AFONSO
Ana Paula de Jesus Silva
Cicero Gomes Horácio
Iraci Josefa da Silva
Marileide Bezerra dos Santos
Professora-Orientadora Caroline Oliveira Pereira de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Serviço Social – SES 0199
29/10/2014
RESUMO
A violência contra a Mulher é um problema social que atinge diversas mulheres em todo mundo e independe da classe social, escolaridade, etnia e raça este e problema grave e devastador. O Brasil e um dos países que apresenta os maiores índices de violência contra a mulher, em 2013 Mais de 33 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão na Bahia. Em boa parte dos casos, o parceiro é o principal agressor. A conseqüência para as mulheres e gravíssima tendo um impacto direto sobre sua saúde mental física e reprodutiva da mulher, a grande maioria dos assassinatos do sexo feminino tem como causa a violência domestica, pois seus companheiros na maioria das vezes são seus algozes. No município de Paulo Afonso devido a alto índice de violência contra a mulher foi implantada a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) que completou sete anos de atuação, mesmo após essa vitoria para nossa cidade faltava um centro para atendimento para tratar os traumas causados pelo desrespeito e violência gratuita contara a mulher. Diante desse fato em 2010 foi inaugurada o Centro de Referencia da Mulher (CRM) Eudócia Antunes de Assis. No Centro de Referência da Mulher há o acolhimento e atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência sexual, psicológica, física, patrimonial, moral, gênero ou doméstica. O papel do assistente social tem impacto direto na realocação da mulher no meio social do qual foi negado o direito da sua liberdade, através dos grupos de convivência e dos projetos bem como as oficinas, todas essas iniciativas tem como objetivo resgatar a dignidade e autoestima, neste contexto a família será a base de um no começo.
Palavras-Chave: violência, mulher, centro de referencia, família, social
1-INTRODUÇÃO
A pratica profissional do Assistente Social dos últimos anos ganhou grande relevância, o assistente social tem a função de planejar executar e prestar assessoria, suas intervenções no cotidiano da vida social, através de ações sócias educativas. A lei orgânica de Assistência Social brasileira define as diretrizes da assistência social, em que todos tem garantidos direitos sociais de sobrevivência. Atualmente, a assistência social conta com sua Lei Orgânica Especifica (Lei 8.742 de 07/12/93, a LOAS.
No Centro de Referencia da Mulher Eudócia Antunes de Assis CRM, o trabalho realizado pelo assistente social visa resgatar a dignidade da mulher, justamente com o apoios dos outros profissionais a tarefa do seu cotidiano e um espelho invisível em que cada mulher acolhida tem um histórico de violência parecido com conseqüências distintas para sua vida, portanto é necessário buscar a realidade em que ira intervir , procurando incorporar um método de trabalho , que possa dar respostas e resultados positivos , tendo em vista alocar adequadamente os projetos de resgate a dignidade social das mulheres e acima de tudo informar a sociedade sobre esta pratica abonável com palestras e trabalhando em conjunto com as entidades de apoio a mulher disseminado o conhecimento de forma objetiva. O CRM de Paulo Afonso esta localizado na Avenida Antonio Carlos Magalhães s/n - Bairro: Amauri Alves, inaugurado em 07 de agosto de 2010, atendendo a área municipal, tendo vinculo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social SEDES. Sua atuação na área da política pública para as mulheres e realizada no espaço de acolhimento e atendimento social, psicológico e jurídico atendendo as mulheres em situação de violência. Todo este trabalho e realizado com o apoio da Secretaria de desenvolvimento Social, que através de seus trabalhos sociais resgata os direitos e sua autoestima. O foco desta metodologia e é principalmente disseminar o conhecimento e informações cabíveis a sociedade, em especial às mulheres em situação de violência, sobre os seus direitos, ressaltando a importância do Centro de Referência da Mulher e todo seu trabalho de apoio para com as mulheres em situação de risco.
2- Mulheres Aparadas pela Lei
A lei 11.340 de agosto de 2006 criou mecanismos visando coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha). Assegura em seu art.2º oportunidades e facilidade para viver sem violência, preservar a saúde física e mental, o seu aperfeiçoamento intelectual e social, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião.
Incumbe à família, a sociedade e ao poder público criar condições necessárias para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
No aspecto das relações pessoais, a educação em direitos humanos proporciona o desenvolvimento de atitudes tais como: saber ouvir o outro, aprender a respeitar as discussões, comprometimento com as mudanças, bom senso, exercício de tolerância, respeito ao saber do outro, rejeição às formas de discriminação, desenvolvimento de mecanismos de reconhecimento de si e do outro como pessoa e cidadão, diante de processos e práticas violadoras dos direitos.
Podemos observar, então, que a educação em direitos humanos proporciona a criança, ao jovem e conseqüentemente ao adulto futuro, posicionar-se como um ser comprometido com melhor convivência, mais justiça, transformando-os em atores principais do desenvolvimento pessoal, social vivendo de forma a coibir, naturalmente a violência. (Fonte: Lei 11.340/2006 A Educação em Direitos Humanos Zenaide, M. de Nazaré)
2.1- Paulo Afonso inaugura Centro de Referência da Mulher
Atender mulheres nas áreas jurídica, psicológica e social em situação de violência; é com esse objetivo, foi inaugurou o Centro de Referência à Mulher Eudócia Antunes de Assis.
O Centro conta na sua estrutura com salão para recepção, tele-atendimento, coordenação, brinquedoteca, Centro Digital de Cidadania, salas para atendimento psicológico, social e jurídico, três banheiros, copa, almoxarifado, garagem e oferece às mulheres uma equipe especializada, composta por advogada, psicóloga, assistente social e pedagogas.
...