A IMPORTANCIA E INFLUENCIA DA IGREJA CATÓLICA E O PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL
Por: darisa • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
A IMPORTANCIA E INFLUENCIA DA IGREJA CATÓLICA E O PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL.
MÓDULO C – FASE I – 2016
SERVIÇO SOCIAL
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
A IMPORTANCIA E INFLUENCIA DA IGREJA CATÓLICA E O PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL.
MÓDULO C – FASE I – 2016
SERVIÇO SOCIAL
Relatório do Portfólio módulo C – fase I 2016
Apresentado para fins de avaliação nas
Disciplinas: Fundamentos históricos e
Teóricos metodológicos do serviço social:
Dimensão teórico/positivista e dimensão histórica do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.
Tutor local:
PAP:
2016
1. INTRODUÇÃO
No presente trabalho, pretendemos estudar como a gênese da profissão de Serviço Social apresenta uma influência significativa da Igreja, bem como a ligação com o pensamento de São Tomás de Aquino, que buscou aprofundar-se na interpretação de Aristóteles de materialização, e assim provar a existência de
Deus e a formação do homem, como criação divina, de maneira a responder dúvidas entre semelhança na fé e a razão, homem e sociedade, abrindo novos horizontes para estudiosos de teologia.
2. QUAL A IMPORTANCIA DA IGREJA CATOLICA E DO PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL.
O Serviço Social surgiu na Europa com ações de membros da Igreja Católica, período de retomada do São Tomás de Aquino para reconquistar um lugar na sociedade. Santo Tomás de Aquino foi um teólogo que viveu no século XIII entre 1225 e 1274, seus escritos marcaram a teologia cristã pois estabeleceu uma colaboração entre filosofia e teologia e também entre fé e razão. No Brasil o Serviço Social teve origem em meados do século XX, com forte influência da Igreja Católica, pois era a mesma que controlava a distribuição de ajuda aos desfavorecidos, com um olhar de caridade e assistencialismo.
O homem era visto como imagem e semelhança de Deus, concebido pelo mesmo, e que para alcançar a felicidade de corpo e da alma deveria viver em harmonia, onde fatores como bebida, jogos, apego por bens materiais, trabalho excessivo gerava uma desorganização social, houve assim a necessidade dos assistentes sociais para orientar esses trabalhadores e familiares nos termos morais e religiosos.
São Tomás de Aquino teve grande importância ao ter encontrado a formula adequada para cristalizar a obra de Aristóteles, incorporando-a à teologia cristã. Sua obra é considerada o ponto mais alto da escolástica. As principais obras de Aristóteles foram traduzidas para o latim em meados do século XII, abrindo novos caminhos para professores de teologia, sendo assimilados pelas obras de Santo Agostinho. Mas inadequadas para sanar as dúvidas intelectuais no século XIII que buscavam uma relação entre a fé e a razão, compreender a fé baseada na razão. Desta forma São Tomás de Aquino buscando responder esses anseios, vai através das obras de Aristóteles provar a existência de Deus, e justificar a fé. E chega ao ponto de que fé orientava a razão, e a razão comprovaria verdades doutrinais, assim elaborou um discurso teólogo.
Para São Tomás de Aquino alma justifica, o princípio da vida, sem alma o corpo estaria morto, que deve-se a alma o existir, a vida, a razão. Onde o homem é composto de alma e corpo, e o corpo não seria a prisão da alma, mas seu servidor, produto da Vontade da Divina. Existindo o mesmo número de almas que de corpos, e segundo Aquino, Deus formou o homem composto de alma e corpo e atribuiu virtude de transmitir a outros
...