A Religião Como Papel Vital ao Pensamento Conservador e Sua Influência no Serviço Social Brasileiro e no Período Ditatorial
Por: Mah Santiago • 13/2/2020 • Artigo • 3.038 Palavras (13 Páginas) • 244 Visualizações
A religião como papel vital ao pensamento conservador e sua influência no Serviço Social brasileiro e no período ditatorial
Clara Emanuelly Santos Victor
Joelma Vicente de Araújo
Marlene Santiago Vasconcelos
Resumo
O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito do pensamento conservador, e sua influência na sociedade, bem como a função da religião atrelada a formatar e perpetuar este pensamento. Neste sentindo é referido os aspectos religiosos na perpetuação das instituições sociais, e como a religião nesse sentindo irá influenciar a prática profissional do assistente social, ainda sendo demonstrado no artigo como esses aspectos foram abordados nos trabalhos de conclusão de curso(TCC) no curso de Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba. Além de se ter um recorte sobre o período ditatorial e a influência religiosa. A metodologia adotada para realização do artigo, é através de referencias bibliográficas, análise dos TCC’s junto com as reuniões do projeto “A “invasão” do conservadorismo na formação em Serviço Social da UEPB durante a ditadura militar”.
Palavras chave:pensamento conservador.Religião.Serviço social.TCC.Ditadura
Introdução
O referido artigo tem como objetivo esclarecer como se constitui o pensamento conservador. Tendo como ênfase a influência da religião na perpetuação desse pensamento.
Demonstrando a relação que se há entre a religião e os elementos que se constituem como de conciliação/contenção da classe trabalhadora, como é o caso do Serviço Social. Dentro dessa relação é relatado durante o artigo a influência religiosa na ação profissional do assistente social no Brasil, e como os aspectos religiosos interferem na conduta profissional. Além de conter uma ênfase a como a religião reage ao conservadorismo extremo na sociedade, como é o caso do período ditatorial brasileiro.
O artigo está estruturado em tópicos que abordam o pensamento conservador, a influência da religião na manutenção desse pensamento como também na perpetuação das instituições sociais tradicionais, frisando o papel da religião no Serviço Social brasileiro, e como se dá a sua relação com o período ditatorial brasileiro.
Buscou-se para a realização deste artigo, a referências de diversos autores que trazem a discussão das temáticas sinalizadas, como também a análise dos TCC’s do curso de Serviço Social do anos de 64 á 79.
2.O Pensamento Conservador e o Papel presente da religião.
O conservadorismo nada mais é que uma ideologia política que defende a manutenção e a estabilidade das instituições tradicionais, como por exemplo, a família, a comunidade e a religião, além dos usos, costumes, e tradições de uma sociedade, colocando-se nesta perspectiva como sendo oposição a movimentos revolucionários.
É necessário compreender que o pensamento conservador sofre variantes em sua determinação, no que se refere ao tempo ou a localidade em que se encontra. O importante frisar é que apesar destas variantes, e de suas diferentes formas de se fazer valer o pensamento conservador, o caráter geral do pensamento conservador é o mesmo, ambos estão de acordo com as perspectivas tradicionais das instituições na sociedade, e com isso não almejam mudanças bruscas nestas instituições.
Quando há o debate sobre o inicio do conservadorismo e o que se caracteriza como sendo o conservadorismo clássico, fica evidente que o mesmo teve inicio com a obra “ Reflexões sobre a revolução na França”, sendo esta obra de grande importância na tradição do pensamento conservador, e sendo o que caracteriza o conservadorismo clássico . A publicação do referido texto em 1790, no período da revolução francesa, traz a exemplificação do pensamento conservador, sendo caracterizado como um pensamento anti revolucionário, e de criticas a mudanças sociais, sejas estas moderadas ou radicais.
Para Burke, a revolução é um processo decadente, no qual a ordem social é prejudicada junto com as instituições tradicionais, que tem suas instituições destruídas e transformadas com o processo revolucionário. Burke ainda denomina a revolução como sendo insurrecional, processo em que é inimigo da ordem e da pacifica harmonia da continuidade das instituições. Este principio sobre a revolução tem seu ponto de partida com a obra Reflexões, compondo até a modernidade a base do pensamento conservador.
A característica que é presente sem alterações no pensamento, tanto no conservadorismo clássico como no conservadorismo contemporâneo, é o de renuncia aos pensamentos progressistas. O objetivo do conservador é convencer a todos que um processo revolucionário não traz melhoria alguma a sociedade, e sim irá trazer desordem e destruição. Este objetivo é expandido até a contemporaneidade, quando por exemplo militantes políticos são chamados de baderneiros por desejarem a mudança na sociedade. Este exemplo demonstra que muda-se os tempos, mas a lógica do pensamento conservador é a mesma.
Burke buscava a preservação e a perpetuação das instituições sociais e políticas, desejo comum a qualquer conservador nato.
Outro ponto que é preciso salientar é sobre o irracionalismo, a negação da razão é elemento fundamental no pensamento conservador. Junto com o irracionalismo, há a naturalização da miséria fruto da desigualdade social, colocando esses dois itens como sendo fator natural da sociedade, negando o fato que existem pessoas que não tem nem o que comer, enquanto existem pessoas que acumulam dinheiro.
O pensamento conservador é atrelado, com seu desejo de preservar e dar continuidade as instituições sociais, com a parcela da sociedade que se beneficia com esta continuidade e com este ideal anti revolucionário; que são os proprietários.
Para se ter a perpetuação do pensamento conservador, é necessário ter mecanismos que o auxiliem para este feito, como é o caso da religião.
O conservadorismo apresentado como umas das principais ideologias políticas, tem a religião como uma ponte que atribui grande importância na persuasão do seu pensamento conservador.
...