As Características das áreas e as atividades desenvolvidas pelo Assistente Social
Por: Sabrina Kelly • 19/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
Secretaria Municipal de Saúde de Governador
Edison Lobão
Fase de Estágio: II
Mirelle Araujo Barbosa
Anginaldo Ribeiro Mendes CRESS-MA N°3899
Imperatriz-MA
2018
Sumario
- Introdução 03
- Relatório de Estagio II 04
- Características das áreas e as atividades desenvolvidas pelo Assistente Social 05
- Caracterização das atividades do campo de estagio 06
- Considerações Finais 07
- Referências Bibliográficas 08
- Introdução
Este relatório tem como objetivo principal, retratar a importância do estagio II para o estudante de Serviço Social, suas principais atividades realizadas inspecionando sempre pelo Assistente Social, sua vivencia e aprendizado durante o estagio.
O estagio II, é uma atividade de imenso valor, no qual o estudante de Serviço Social pode além de observar, intervir, participar, durante as atuações do profissional de Serviço Social, e verificar, se o que existe na teoria é colocado na pratica profissional.
O estagio II foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Governador Edison Lobão, localizada na Rua João Luís nº 802, Centro da cidade. A instituição tem a missão de atender cada vez melhor as pessoas que os procuram.
Como metodologia foi realizada levantamento teórico com referencias bibliográfico e observação participante.
2- Relatório II
Durante a atuação do Assistente Social, foi observada, a importância deste profissional para resolução de vários problemas sendo o principal, o encaminhamento de pacientes para fazer tratamento fora de domicilio, pois a maioria dos casos era grave ou que necessitavam de cirurgia no qual só eram realizadas em outra cidade.
A sociedade conta com um sistema de bem estar cujo objetivo é satisfazer as necessidades educacionais, sanitárias e de serviços sociais dos cidadãos, sendo que o serviço social hospitalar faz parte de tal sistema. No trabalho encontram-se diferentes circunstancias, que devem ser tratadas com respeito e profissionalismo, na maioria das vezes são os próprios pacientes ou familiares que buscam o apoio dos assistentes social.
3- Características da área e as atividades desenvolvidas pelo assistente social.
A atuação do profissional de Serviço Social na área da saúde vem acrescentar na equipe multiprofissional que trabalha na Instituição, melhoria no atendimento ao usuário. Pautada numa filosofia de atuação interdisciplinar, os Assistentes Sociais buscam, através da intervenção em cada caso, observar e compreender a dinâmica do paciente e o problema apresentado, com o intuito de resolver cada situação.
De acordo com a resolução CFESS nº 383/99 de 29 de março de 1999, no qual caracteriza o Assistente Social como profissional de saúde, menciona em uma das suas considerações o seguinte:
Atribui-se ao Assistente Social, enquanto profissional de saúde, a intervenção junto aos fenômenos socioculturais econômicos que reduzem a eficácia dos programas de prestação de serviços nos níveis de promoção, proteção e/ou recuperação de saúde; (Lei 383/99)
A intervenção é uma das principais atuações dos Assistentes Sociais, sendo uma das formas de contribuir para o atendimento imediato da população usuária. Essa atitude visa solucionar os problemas que chegam ate elas, utilizando como instrumental de trabalho, para resolver tais situações: visitas nos leitos, entrevistas e observação.
Dessa forma, no artigo 1º da Lei citada acima, ‘’caracteriza o assistente Social como profissional de saude’’(Lei 383/99).Tal fato deixa claro, que o profissional de Serviço Social, é habilitado e possuem todas as ferramentas para desenvolver seus trabalhos na área da saúde, como também em outras áreas.
Nesse contexto, é importante enfatizar que o Assistente Social este totalmente inserido dentro dos parâmetros exigidos por norma constitucional, regulamentada pela Lei nº 8.662 de 07 de julho de 1993, na qual menciona no Artigo 1º que ‘’é livre o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional, observada as condições estabelecidas nesta Lei’’.
Ter uma profissão regulamentada por Lei, trás ao Assistente Social, aparato legal, para lutar pela efetivação dos direitos sociais, e principalmente o direito a saúde, a contribuição para um serviço de qualidade e humanizado.
As principais atividades desenvolvidas pelos Assistentes Sociais, são as seguintes ações:
- Encaminhamentos internos e externos;
- Orientação sobre direitos e as formas de acessa-los, bem como rotinas da instituição;
- Emissão de declarações, laudos sociais;
- Orientações sobre DPVAT;
- Distribuição de objetos de higiene pessoal;
- Praticas educativa;
- Encaminhamento para TFD;
- Encaminhamento para aquisição de passagens;
- Solicitação de ambulância para traslados ou transferências de pacientes;
A finalidade da atuação profissional do Serviço Social para a população, é sempre buscar todos os meios para garantir acesso aos direitos dos usuários.
Todos os encaminhamentos, orientações, declarações, solicitações, entre outras, são importantes para proporcionar soluções na sua área de atuação, se não resolver na instituição são encaminhados para instituições afins. Se há uma necessidade de orientação, a mesma é realizada de forma coesa e clara para que o usuário possa a partir daquele momento buscar seus direitos. Se há necessidade de uma declaração, por exemplo, de acompanhante (a mais requisitada no setor), a mesma é feita com as devidas atenções que venha suprir o pedido do paciente, assinada e validada em papel timbrado da instituição. E se há necessidade de solicitação de algum material, vaga de internados ou medicamentos (os mais solicitados pelo setor), é feito e assinado pela equipe e enviado para o local que venha atender tal pedido.
...