Atps serviço social
Por: cleberpri • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
Introdução:
Este trabalho que realizamos em grupo sobre a Organização Social do Brasil, apartir dos dois filmes que escolhemos para refletir e debater entre o grupo, verificamos os seguintes problemas decorrente da falta de instrutura do nosso poder publico no cotidiano dos presídios e favelas, como por exemplo sobre a desigualdade social, racismos e discriminação.
Ao analizamos estes dois filmes, as questões que verificamos foram que cada individuo que passa por essas situações como criminalidade ,abandono envolvimento com drogas, entre outros problemas, sendo necessária a intervenção de profissionais nas áreas de assistência social, na tentativa de resgatar essas pessoas ao convívio social, fazendo com que eles resgatam sua cidadania e valores para a sociedade.
Etapa 01 – Sinopse e reflexões do grupo
Ao apreciar os dois filmes escolhidos pelo grupo ( Carandiru e cidade de Deus ) verificamos vários problemas que ainda hoje enfrentamos em nossa sociedadecom relação a fome, pobreza, educação etc.
Verificamos que muitos desses problemas sociais que passamos em nossa atualidade teve seu inicio após a Ditadura Militar, varias formas de abordar esses fatos que ocorreram em nosso país. Como podemos observar o trafico de drogas. Há pessoas que vendem drogas por sessecidade financeiras, pois não consegue arrumar um emprego descente com salário digno para supri suas nessecidades e de sua família, tem sujeitos que fazem da atividade do trafico de drogas um sinônimo de status, as crianças que vão crescendo nessa realidade e nesse ambiente dificilmente terão um futuro distante dessa realidade, pois pesam que essa realidade em que vivem é normal, os jovens que vem de uma família estruturada financeiramente mais dentro de casa não há dialogo, carinho, amor e respeito acaba caindo nesse mundo das drogas e da violência. Nesse entendimento podemos também ver a precariedade em nosso sistema educacional enfrentado em nosso país. O descaso e o desrespeito humano em nosso sistema carcerário, é algum que deve ser visto pela nossa sociedade. O preso, muitas vezes é tratado como bicho de forma desumana em que isso dificulta psicologicamente e estruturamente esse sujeito a voltar a sociedade. A organização política em que vemos esses filmes é uma realidade que vemos também no presente que é representada por uma medida de honestidade e desonestidade e corrupção, pessoas querendo levar proveito em tudo, ter reconhecimento e privilégios.
Sinopse do filme Carandiru
No Carandiru no inicio do filme um medico se oferece para trabalhar dentro da penetenciaria para fazer um trabalho voltado a prevenção da AIDS. O Carandiru, ele o medico passa a viver o cotidiano daqueles pesidiarios que inclui a super lotação nas celas , violência entre detentos e agentes, as instalações super precárias. Tendo esse medico percebido tantos problemas verificou também em que os prisioneiros não eram pessoas demoníacas em que na sociedade intitularam essas pessoas do lado de fora dos presídios o medico verificou que ali dentro da penetenciaria existia, organização solidariedade, e uma grande vontade de viver, alguns queriam na realidade mudar de vida, ter uma nova oportunidade perante a sociedade e família.
Resenha Critica do filme Carandiru
Umas das maiores penintênciarias do Brasil, o Carandiru em São Paulo, foi baseada no Livro Estação Carandiru , do medico Dráuzio Varella, que o mesmo vivenciou e narrou suas experiências com os presos com quem conviveu na penitenciaria em seu trabalho, dando assistência medica aos presos do Carandiru. O livro trata também do grande massacre que resultou na morte de 111 presidiarios. O filme também, retrata muito o racismo e a realidade que muitas vezes não é passada para a sociedade o que realmente acontece com esses sujeitos. Dráuzio Varella como medico dentro da penitenciaria do Carandiru em sua trajetória tentava educar e conscientizar os presos e aos poucos foi ganhando confiança entre os detentos.
Vimos em grupo que o filme é uma ficção e baseado em fatos reais, mais com extrema importância em transmitir para a sociedade uma mensagem social, no que diz respeito a pobreza, educação, desigualdade social, criminalidade , preconceitos e as drogas e a sua ligação com a violência nas grandes cidades.
Etapa 01 – Sinopses e reflexões da Cidade de Deus
Um jovem podre, negro, Buscapé ( Alexandre Rodrigues ) é um jovem muito sensível, e que vai crescendo em uma atmosfera de muita violência, Buscapé vive em uma favela mais violenta da cidade do Rio de Janeiro conhecida como a Cidade de Deus. Reseoso de se tornar no futuro um bandido, Buscapé acaba indo pra um outro lado que não foi a bandidagem seu talento de fotografar o que permitiu que seguisse sua carreira profissional. Através do seu olhar por trás da câmera, Buscapé busca analizar o cotidiano da favela onde vive, onde varias desigualdades sociais existem, como por exemplo a violência aparenta ser infinita.
...