TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação de assistente social em deversas áreas

Por:   •  22/2/2017  •  Resenha  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL              PERÍODO: 5º

DISCIPLINA: PROCESSO DE TRABALHO I

PROFESSORA: ELAINE NASCIMENTO

SÍNTESE

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NAS AREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

ANA PATRICIA NASCIMENTO

ANA PAULA FERREIRA

ESTEFÂNIA DOS ANJOS

INGRÊDY FERREIRA

JAQUELINE PINHO

MIRISMAR ROCHA

CAXIAS-MA

30/11/2016

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL              PERÍODO: 5º

DISCIPLINA: PROCESSO DE TRABALHO I

PROFESSORA: ELAINE NASCIMENTO

SÍNTESE DA MESA REDONDA

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NAS AREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

INTRODUÇÃO

       Ao analisar a mesa redonda que aconteceu no dia 16/11/2016, nos deparamos com a atuação do profissional do Serviço Social em três áreas distintas e as quais são de suma importância para os profissionais, uma vez que as áreas da saúde e assistência são áreas que desde o inicio da historia da profissão existem.

A área da Saúde é uma das áreas que são consideradas o berço da atuação dos assistentes sociais, pois foi no seio hospitalar que a atuação do profissional ganhou espaço e visibilidade.

 A assistência vem também como uma área onde a atuação do profissional se concretizou, podemos afirmar que nos primórdios a assistência tinha um caráter assistencialista, onde o trabalhador era assistido naquilo que ele estava precisando de urgente, e com o processo de redefinição da prática da assistência, esse caráter assistencialista, perde força e os profissionais passam a exercer a função de garantidor de direito, a população começa então a ser colocada em questionamento para que a mesma conheça de fato o que é direito.

A área da educação, como se tem ouvido tanto falar, não é um espaço de atuação novo, já existia esse espaço há muito tempo, e já se havia profissionais atuando nesse setor, o que de fato é novo, é a legislação que hoje requer a inserção do profissional do Serviço Social no âmbito educacional.  

DESENVOLVIMENTO

      A partir dos processos socio-históricos é que possibilitou ate então a viabilização da profissão do Serviço social, anterior à década de 1930, já se tinha a presença dos assistentes sociais no âmbito escolar, mais só a partir da década de 1990 que se iniciou a discussão sobre as políticas sociais que se concretizou com o amadurecimento do Projeto ético-político.

Rossa (2011), afirma que: “a inserção do assistente social na política educacional, visa garantir o direito a educação para a cidadania”. Ou seja, o profissional deve garantir o direito a educação, de forma que essa educação não seja monótona e sim uma educação transformadora, a qual tenha a cidadania como fonte de educação.

O processo de trabalho do assistente social na área da educação consiste nas competências como: projeto ético-politico, teórico metodológico e técnico operativo, o profissional devem intervir em quaisquer que seja o problema que o alunado estar passando, diante disso o profissional deve ser investigador dessa mazela da expressão da questão social, pois é a partir dessa investigação que o assistente social consistirá na sua intervenção.

Mediante esses conflitos resultantes de uma sociedade atual implica a necessidade de um profissional habilitado para enfrentar os desafios de efetivar e de garantir os direitos sociais, onde identificaram e atenderam as demandas de acordo com seus instrumentos de forma interdisciplinar dos elementos que nortear a sua pratica.

O seu fazer profissional dentro da instituição de ensino requer um profissional capaz de desenvolver e mediar ações mediante seus princípios dentro do código de ética para atender as demandas conforme a realidade social de cada aluno, posicionando em favor da equidade e justiça social, sem ser descriminado e nem descriminar, por questão de inserção de classe social.  

De acordo com Santos 2009 em relação à educação e o serviço social defende que a melhoria das atribuições que o assistente social pode disponibilizar para área educacional estar na aproximação da família em contexto escolar desta forma será possível que o profissional possa compreender melhor de fato o contexto econômico, cultural, social dessa família. Podendo assim diante dos problemas vistos planejar e implementar métodos preventivo de acordo com a realidade.

O processo de trabalho da assistente social na área de assistência social

      Diante da lei 8.66/93 e o código de ética junto com as diretrizes curriculares o espaço para atuação profissional no serviço social ganhar um arsenal no âmbito profissional e ganha espaço em diversas áreas tais como a da assistência social onde o seu fazer profissional tem sido de suma importância para a categoria do serviço social.

A Constituição Federal de 1988 inaugura um novo paradigma para Assistência Social, apontando para o seu status de política pública de proteção social, no campo da Seguridade, compondo junto a Saúde e a Previdência, o tripé da Seguridade Social brasileira. Logo, é reconhecida enquanto direito social e dever do Estado na sua garantia. Essa concepção rompe substancialmente com a lógica historicamente impregnada na trajetória da Assistência Social no Brasil, marcada pela caridade, benemerência, clientelismo, assistencialismo e focalização.

A partir de 1930 o estado passa a incorporar ações de assistência aos trabalhadores atuava como simples agente de apoio, com o passar dos anos o estado passa a reconhecer sua responsabilidade em atuar e solucionar a questão social de forma politizada.

O profissional assistente social tem como objetivo compreender as múltiplas expressões da questão social advinda pelo o capitalismo excludente sob a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, econômica e cultural, dentro dessa dinâmica social o assistente social irar traçar estratégias para que o usuário do seu serviço tenha o acesso aos direitos que foram negados, mediante a seu projeto ético político a concretização da sua pratica profissional, mesmo com os desafios postos pela as redes setoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com