Contratualismo
Por: Juliana Reis • 20/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 1.223 Visualizações
1.Realiza uma análise crítica sobre o filme O Senhor das Moscas levando em consideração as teorias contratualistas de Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jaques Rousseau. Encontre no filme os elementos do estado de natureza, contrato social e estado civil dos referidos autores. Por fim, exponha de forma crítica a sua análise pessoal sobre o filme.
O filme se inicia com um grupo de meninos tentando se salvar depois de sofrerem um acidente, eles conseguem abrir o bote salva vidas e remam até uma ilha deserta. Lá estão os meninos e o capitão, porém ele está doente e os próprios meninos decidem o que vão fazer, ao chegarem na ilha, os meninos estão sobre o Estado de Natureza apresentado por John Locke, onde existe racionalidade, são juízes de si mesmo, há harmonia e paz, mas ao mesmo tempo estão no Estado de Natureza proposto por Jean Jaques Rousseau que ressalta na existência de amor coletivo, pureza, contato pleno com a natureza e o comportamento do bom selvagem pois eles vivem bem entre si, um cuida do outro e como bom selvagem sabem viver em harmonia com a natureza usufruindo do que ela tem para oferecer abundantemente.
No dia seguinte andando pela praia Piggy encontra uma concha e mostra a Ralph e ele a assopra, os outros meninos que estão pela floresta escutam e vão ao seu encontro, ao chegarem lá Ralph estabelece uma regra de que quem possuir a concha é quem irá falar, criando assim uma assembleia. Esse é o Estado Civil proposto por Locke onde há a criação de poderes para governar o povo e estabelecer a paz, uma democracia representativa eles não vão colocar tudo na mão de um soberano, criando uma coisa chamada divisão de poder, eles se organizam em uma assembleia e votam na proposta para amenizar ou acabar com o problema. Na assembleia, Ralph propõe a todos que façam uma fogueira e mantenham ela sempre acesa como um sinalizador para quando o socorro aparecesse, propôs também a criação de algumas regras e através de uma votação eles escolhem Ralph como líder, e isso é uma característica do Contrato Social de Locke onde era estabelecido que o povo, no caso os meninos, escolhem os representantes. Após a assembleia os meninos começam a construir abrigos e pegar comidas, isso consiste no Estado de Natureza de Locke, o trabalho, e começam a construir a fogueira porém não conseguem fazer o fogo acender, até que Ralph tem uma ideia, pega os óculos de Piggy, reflete a luz do sol e consegue acender o fogo e ficam revezando entre si para manterem o fogo sempre aceso.
A noite todos se reúnem ao redor da fogueira e contam histórias. No dia seguinte Jack e Ralph estão andando pela praia onde Jack afirma que ele estava feliz com a liberdade que está tendo não tem pais para controla-lo, liberdade essa que para John Locke é uma das três coisas fundamentais do ser humano a primeira é a vida e a terceira a propriedade. Com o passar do tempo alguns meninos não querem trabalhar, ficam apenas brincado, e se divertindo, dando início ao contrato social proposto por John Locke que consiste na preguiça, vagabundagem, momento de crise-inveja, guerra e inimizades. Vendo que os meninos querem apenas se divertir, Ralph convoca os meninos para outra assembleia onde chama a atenção dos meninos informando que devem trabalhar mais, em meio a isso, um dos meninos informa que foi roubado, diante disso eles estabelecem a regra de que quem fez ou fizer algo assim será punido, isso é o Estado Civil de Thomas Hobbes o Leviatã, o grande monstro responsável pela manutenção da segurança, criação das leis e punições. No meio da noite o capitão que está doente acorda e sai andando pela floresta e os meninos dormindo não percebem sua saída. Na manhã seguinte os meninos saem a procura do capitão, mas encontram apenas algumas peças de roupa e Ralph acredita que ele esteja morto, porém Simon discorda e acredita na sua sobrevivência.
Em uma tentativa de matar um porco os meninos sem sucesso apenas conseguem esfaquear o animal usando o sangue que ficou na faca como tinta e passando em seus rostos. A noite ao redor da fogueira, um dos meninos começa a esculpir uma lança para a próxima vez que forem caçar. De manhã, Ralph e alguns meninos estão buscando água e avistam um helicóptero. Ralph imediatamente vai até a fogueira fazer sinal, mas ao chegar lá a fogueira não está acesa e os meninos que deviam estar lá não estavam, ao voltar Jack e os outros meninos haviam matado o porco, porém Ralph os questiona que se o fogo estivesse aceso eles poderiam ter sido salvos, e começa uma briga entre Ralph e Jack, no meio da briga Jack decide deixar o grupo e chama os meninos para ir com ele, causando uma separação e formando dois grupos, neste momento da história, se inicia o Estado Civil de Jean Jaques Rousseau, a maldade e egoísmo, busca plena pela liberdade pois eles estavam cansados de obedecerem Ralph. No meio da noite ocorre uma grande tempestade, que é onde se inicia o problema do ponto de vista de Rousseau tornando o que era abundante em pouco. Já de manhã, os meninos liderados por Ralph procuram o que restou de seus bens depois da tempestade e ele propõe novamente que acendam a fogueira para fazer sinal caso o helicóptero apareça novamente e eles vão, no meio do caminho eles encontram o porco que Jack e sua tribo haviam matado e seguem caminho para fazer a fogueira. Jack e sua tribo estão caçando, quando um dos meninos se afasta e encontra uma caverna, ao entrar ele não consegue enxergar nada devido a escuridão mas algo lhe toca e faz um barulho, com medo ele sai correndo acreditando que era um monstro sem saber que quem estava fazendo aquilo era o capitão que estava desaparecido e vai contar a Jack e os outros. Sem acreditar no que o menino havia contado, Jack e um menino vão novamente até a caverna para conferir se o que o integrante da tribo havia dito era verdade. Ao chegar lá eles não veem nada, apenas escutam um barulho saindo de dentro da caverna e saem com medo mas acreditando que lá dentro esteja um monstro. Jack conta para os dois meninos do outro grupo que estão montando guarda na fogueira sobre o monstro e eles contam a Ralph e afirmam que estão com medo.
Jack manda os meninos de sua tribo buscarem a faca que está com Ralph e os outros, porém ele não entrega e dois meninos de seu grupo que estavam com medo do monstro se juntam a tribo de Jack pois foram obter proteção caso o monstro apareça, nessa cena mais uma vez aparece a presença do Leviatã do Estado Civil de Hobbes. A noite Jack e sua tribo vão ao acampamento onde está Ralph e os outros meninos para roubar a faca, eles roubam e destroem o abrigo em que eles estavam isso é o Estado Civil de Rousseau, maldade, beligerância e guerra de todos contra todos. Jack e os meninos matam outro porco, mas desta vez eles cortam a cabeça do animal, colocam em uma lança e deixam em frente a caverna, com a intenção de ser uma isca para o suposto monstro.
...