Desafio profissional
Por: Anaxy15 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Desafio Profissional
Elizabeth Rocha da silva: 9456529874
Vanusa Padilha de Assis Fernandes: 9576425026
Jessika Ferreira de Lima: 9652530812
Mirian Cardoso de Araújo: 9675449943
Brasília 29 de setembro de 2015
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Desafio Profissional
Curso: Serviço Social
Disciplina: Psicologia e Serviço Social ll
Fundamentos das Políticas sociais
Profa.: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.
Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Elizabeth Rocha da silva: 9456529874
Vanusa Padilha de Assis Fernandes: 9576425026
Jessika Ferreira de Lima: 9652530812
Mirian Cardoso de Araújo: 9675449943
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Brasília 29 de setembro de 2015
Sumário
- Introdução
- Relatório
- Investigação
- Mediação de conflitos
- Objetivos específicos
- Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do A.S
- Relatório final
Introdução:
Venho por meio desse trabalho, O desafio profissional que tem a finalidade de nos capacitar, para desenvolver e resolver questões sociais diversas, que nós como acadêmicos e futuros assistentes sociais iremos encontrar ao longo da nossa jornada.
Aqui serão apresentados contextos e alguns conflitos, onde deveremos apresentar soluções cabíveis. Esperamos que este trabalho seja de grande proveito, já que buscaremos trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o desafio proposto.
Relatório
No dia 10 de dezembro de 2014, deu entrada nessa unidade Básica de saúde, o Paciente Felipe Amorim Andrade com(B.O) Boletim de Ocorrência de espancamento por desconhecido autores.(De Acordo com o (artigo 227 da constituição federal), é dever da família e da sociedade e do estado colocando a salvo de toda forma de negligencia, descriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, assegurar a criança e ao adolescente com absoluta prioridade o direito; A vida, a saúde, alimentação, lazer, e profissionalização, cultura, dignidade, respeito e a convivência familiar.)
Após o atendimento médico e encaminhado até a sala de Assistência Social, e André Santos Assistente Social deu início a essa investigação. Obtendo as informações a seguir, sobre os laudos. (Diretrizes do assistente social na UBS; Cria projetos voltados para saúde da mulher e da criança /e do adolescente, saúde materna ou infantil. Ela favorece ao usuário condições de exercer maior controle sobre o processo de tratamento e conveniência com a sua enfermidade; Esclarecer a população sobre o trabalho do assistente social na UBS: Unidade Básica de saúde).
- Nome: Felipe A. Andrade
- Idade:16 Anos
- Estudos: Não /Sexo: Masculino (Opção sexual: Homossexual)
- Endereço: Não tem, ele informa ser morador de rua.
- Responsável: Não tem Sem informação.
- Profissão: Não tem; foi informado que não possui.
Não Apresenta nenhuma documentação porque não tem, nenhuma formação profissional. Foi expulso da casa dos pais por sua opção sexual. E fazer uso de Drogas constantemente aos 15 anos.
(LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgeneros) Variedade de Grupos religiosos bem com defensor das ideologias que condenam a Homossexualidade definindo os termos fraco, doente, e moralmente errado. A Violência contra as pessoas por causa da sua sexualidade, pode ser de forma psicológica e física incluindo o assassinato, estas ações podem ser causadas pôr hábitos culturais, religiosos, ou políticos preconceituosos. O Brasil é um dos líderes mundiais de assassinatos de homossexuais. Suas reivindicações: Reconhecimento do nome social de trasvesti para transexuais, reconhecimento legal da união estável homo afetiva. (Rebelião de Stonewell) –Conflitos violentos entre gays, lésbicas, bissexuais e transgeneros (26/06/1969) Foi um grande marco para o público LGBT que se juntou para resistir aos maus tratos da polícia.),
Endereço dos pais: Quadra 20 conj. casa 30 Vale Verde. GO
- Nome Pai: Leonardo A. Andrade
- Nome Mãe: Catarina Andrade. Silva
Com base nos dados apresentados, serão feitos os devidos encaminhamentos, provisórios para posteriormente ser realizado uma investigação definitiva dos fatos abordados.
Investigação
Continuando a investigação descobri que os seus pais têm residência própria. A casa aonde mora possui 6 cômodos, 3 quartos, sala, cozinha e banheiro de alvenaria na cerâmica e pintada.Com moveis e eletros domésticos necessários. (Quadra20 Rua das flores, N°520 Valdenopolis Goiás) O pai trabalha de marceneiro e ganha na faixa de 2 a 3 salários mínimos, e a mãe trabalha como diarista para ajudar na manutenção de casa. Ambos são católicos e preza muito os preceitos bíblicos. Não consta nenhum antecedente criminal na DPCA :(Delegacia de proteção à Criança; Ela investiga e fiscaliza inquéritos e procedimentos policias nos casos de infração penal praticado por crianças e adolescentes. Além dessa função desenvolve funções estratégicas de repressão continuada em qualquer lugar. Significa que a DPCA e responsável por crimes em que as crianças e adolescentes são vítimas e não autores de delito.)
Eu André realizei uma visita domiciliar aos seus familiares, que pode constatar que a família e estruturada possuem residência própria. Diante da investigação constatei que seu pai não aceitava sua opção sexual. Por isso o Pai o expulsou de casa; não tinha informação dele a mais de um ano.
Mediação de Conflitos
Houve uma conciliação entre os pais e o adolescente, encaminhamos o menor para uma desintoxicação no CAPS. Nessa reunião foi observado que o menor está em uma recuperação física, e mentalmente apresenta sociável, tem consciência do seus atos e se dispôs a obedecer a exigência dos pais. Essa mediação de conflitos ocorreu no10 /01/2015 com a participação do Psicólogo Paulo Henrique, Assistente Social André P santos Pedagoga Mariana Costa, juntamente com o menor Felipe. A Andrade e os Pais Leonardo A. Andrade e a mãe Catarina. A silva
...