Desafio profissional fundamentos do servico social
Por: dione75 • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 855 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
PÓLO DE TAUBATÉ
DESAFIO PROFISSIONAL
FAMILIA, E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
SERVIÇO SOCIAL 1ª SÉRIE
GLEYCELLI C. F. VIEIRA – R A: 2816762552
JULIA SILVA CRUZ DOS SANTOS- R A: 1768956829
ANGELA M. A. D. SANTOS SILVA – RA: 6580316648
CAMILA GARNIER SILVA – R A: 2849194627
DIONE MEDEIROS DA SILVA – R A: 2816768807
RAIMUNDA F. DE O.PINTO – RA 2860117701
TAUBATÉ
ABRIL DE 2015
ANGELA M. A. D. SANTOS SILVA - RA: 6580316648
CAMILA GARNIER SILVA - RA: 2849194627
DIONE MEDEIROS DA SILVA - RA: 2816768807
JULIA SILVA CRUZ DOS SANTOS – RA 1768956829
GLECELLY C. F. VIEIRA - RA: 2816762552
RAIMUNDA F. DE O. PINTO – RA 2860117701
FAMÍLIA E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Trabalho de 1º série apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
TAUBATÉ Abril de 2015
FAMÍLIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS
Família, base de tudo na vida de uma criança e adolescente, além de ser o alicerce que define o caráter que ela vai se desenvolver e cria laço que levará para a vida toda no ambiente familiar, eles tem sua formação primordial que moldem a sociedade juntamente da vida do mesmo.
A sociedade contemporânea vem se modificando ao longo do tempo isso afeta diretamente a vida das pessoas, mudando suas perspectivas de vida e as famílias vem se transformando juntamente com o quadro social do nosso país, onde as possibilidades de um indivíduo são maiores que do outro, em especial no centro urbano, já que a desigualdade social predomina em nossa sociedade. As famílias pobres, dificilmente passam pelos ciclos de desenvolvimento do grupo doméstico, sobretudo pela fase de criação dos filhos, sem rupturas, (Neves,1984,Fonseca,1987
Scott , 1990), o que implica alterações muito frequentes na unidade domestica.
As dificuldades enfrentadas para a realização dos papéis familiares no núcleo conjugal, união estável, empregos insertos desencadeiam arranjos que envolvem a rede de parentescos com um todo, a fim de viabilizar a existência da família.
Mas a resolução ou superação das exigências e dos desafios apresentados no desenrolar de suas trajetórias não estão disponíveis ou ao alcance dessas famílias, – mesmo considerando o recurso potencial que os sistemas de ajuda mútua propiciam – pois os limites estruturais se imprimem de modo incisivo na vida familiar. Então, se, por um lado, as famílias têm centralidade na vida das pessoas, por outro, as desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira acabam por excluir parte das crianças e dos adolescentes da convivência com suas famílias. Usufruir o potencial afetivo e de proteção que a rede familiar tende a oferecer vincula-se, de modo estreito, aos contextos socioculturais em que as famílias vivem às redes de pertencimento.
A mulher com sua inserção no mercado de trabalho assumirão papel de chefe de família, e sendo assim sobra pouco tempo para o acompanhamento da educação dos filhos, portanto, fica as responsabilidades à outros membros da família, inclusive para os avós, com a total importância de participação da construção desses laços familiares.
O aumento dos divórcios, separações e dos recasamentos são também indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar. Pode ser dizer que não há mais um modelo de família e sim conjuntos familiares com culturas, tradições e arranjos na sociedade em que vivemos como uma totalidade, acolhendo e identificando os problemas nelas contidos, assim também como suas necessidades, traçando assim um plano de ação ou intervenção.
O assistente social tem que ser um norteador para as famílias e suas demandas, contribuindo para o fortalecimento do grupo familiar, fazer ações sócios- educativas, orientações e prevenções, e também com as concessões de benefícios e auxílios. Este artigo busca refletir sobre os constrangimentos provenientes da Matricialidade sócio familiar em termos conceituais da crise econômica do mundo e do trabalho.
O papel e as composições onde discutem a família contemporânea e as suas questões sobre aquela que de pende da atenção do estado para promover o cuidado e a proteção a seus membros.
...