Educação inclusiva
Por: KeilaRCB • 6/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1]
ANGELA MARIA DA SILVA MATOS FERREIRA
CIBELY OLIVEIRA
CRISTIELMA VILHENA DA SILVA
GIZAURA DUARTE QUEIROZ
KELLY REGINA DA COSTA BRITO
KEILA REGINA DA COSTA BRITO
LEONICE RODRIGUES DIAS
LUCIANE RODRIGUES
MARINA DOS SANTOS BASTOS
MARTA DOS SANTOS
ULISSES BASTOS FREITAS
GETULIO VARGAS
A ERA VARGAS OCORREU, TUDO COMEÇOU A DERRUBADA DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, DEPOIS DESTES EVENTOS OUTROS DE EXTREMA IMPORTANCIA OCORRERÃO DURANTE A ERA VARGAS.
MACAPÁ-AP, 2016
ACADÊMICOS
ANGELA MARIA DA SILVA MATOS FERREIRA
CIBELY OLIVEIRA
CRISTIELMA VILHENA DA SILVA
GIZALRA DUARTE QUEIROZ
KELLY REGINA DA COSTA BRITO
KEILA REGINA DA COSTA BRITO
LEONICE RODRIGUES DIAS
LUCIANE RODRIGUES
MARINA DOS SANTOS BASTOS
MARTA DOS SANTOS
ULISSES BASTOS FREITAS
GETULIO VARGAS
A ERA VARGAS OCORREU, TUDO COMEÇOU A DERRUBADA DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, DEPOIS DESTES EVENTOS OUTROS DE EXTREMA IMPORTANCIA OCORRERÃO DURANTE A ERA VARGAS.
Trabalho avaliativo da Universidade Paulista do Curso de Serviço Social, da turma 102, noite I, da Disciplina de Serviço Social e Realidade Regional. Orientado pela Professora Elane Nunes.
MACAPÁ-AP, 2016
“Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem.”
Getúlio Vargas
Dedicamos este trabalho a todos que nos incentivaram para que o mesmo fosse possível ser realizado, ao colegas que tiraram um pouco do seu tempo para realizar esse trabalho.
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente, a Deus, que nos deu energia e benefícios para concluir nosso trabalho. Aos nossos colegas de classe que participaram da pesquisa. Enfim, agradecemos a todas as pessoas que fazem parte dessa etapa de nossas vidas.
Introdução
Tudo começou no início no dia 10 de novembro de 1937, com um golpe liderado por Getúlio Vargas, ele passou a governar por decretos-leis. Limitou-se. O executivo federal tornou-se todo-poderoso. Uma ditadura foi instalada no país. A economia permaneceu voltada basicamente para a agricultura, mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país. A questão social passou a ser vista como uma questão política. Ao mesmo tempo em que adotava uma legislação que atendia antigas reivindicações dos trabalhadores, o governo passou a interferir na atividade sindical. Os sindicatos ficavam vinculados diretamente ao Ministério do Trabalho.
Diferentes forças militares e variados segmentos sociais haviam participado da revolução. À medida que o governo Vargas adotou propostas mais centralizadoras e autoritárias, setores mais liberais começaram a fazer oposição ao regime.
Sumário
Eras Vargas: Getúlio Vargas
Parte I – contexto
- A Era Vargas ocorreu.................................................. ..................................... 8
- Tudo começou durante ............................................................................ 8
- A derrubada da Constituição Brasileira ................................................... 8
- Depois destes eventos outros de extrema importância ocorrerão durante a Era Vargas:.......................................................................................... 8,9
- Conclusão ................................................................................. .....................10
- Referencia bibliográfica ............................................................. ....................11
Era Vargas: Getúlio Vargas
- A Era Vargas ocorreu entre 1930 e 1945, durante 15 anos seguidos em que Getúlio Vargas participou do Governo. Foi marcada por diversas mudanças feita por Vargas, tanto no aspecto social quanto no econômico.
O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.
1.2 Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934: ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas.
Os direitos trabalhistas também foram criados e regulamentados com a criação de sindicatos e diversas ações para o benefício dos trabalhadores – criação da CLT, por exemplo. Tudo isso aconteceu com o objetivo de ganhar o apoio popular e, por este motivo, este modo de governar ficou conhecido com populismo. Vale lembrar que muitas dessas leis e benefícios se mantêm até hoje.
1.3 A derrubada da Constituição Brasileira, em 1931, despertou a indignação da oposição contra o governo getulista, incluindo a oligarquia cafeeira, a classe média paulista. Com esta ação, os estados perderam autonomia e mesmo sendo percebido como um erro por Getúlio Vargas, não houve tempo correções, sendo que um interventor oligarca paulista já estava iniciando uma revolta armada para a criação de uma Nova Constituição.
...