Fundamentos Históricos Teóricos e Metedologicos do Serviço Social
Por: JuniorMatos15 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.349 Palavras (18 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- 4º SEMESTRE.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS - METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III.
PROFESSOR EAD: MS. ELAINE CRISTINA VAEZ GOMES.
BELÉM-PA.
24/11/2013.
SUMÁRIO
1-CAPA........................................................................................1
2-SUMÁRIO..........................................................................................2
3-1°ETAPA.............................................................................................3
3.2 A Importância do Serviço Social nos dias de hoje............................3
4-2° ETAPA............................................................................................5
4.1 Filantropias e sua Relação com o Serviço Social...............................5
4.2 Assistencialismo e Assistência Social...............................................5
5-3° ETAPA............................................................................................6
5.1 Mercados de Trabalho.......................................................................6
6-4°ETAPA.............................................................................................8
6.1 Atuações do Assistente Social na Área da Saúde..............................8
7-CONCLUSÃO....................................................................................11
1. INTRODUÇÃO.
O campo de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Para atuar de forma eficaz, o Assistente Social precisa ter um grande conhecimento principalmente no que se refere à origem do Serviço Social. A Filantropia, o assistencialismo, faz parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas áreas e também relacioná-las ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas. O Serviço Social tem tido um reconhecimento muito grande, já que tem se percebido a importância do trabalho desse profissional. Veremos, inclusive no decorrer desse trabalho, que a cada dia o campo de abrangência desse profissional tem se ampliado, mostrando como é imprescindível o trabalho do Assistente Social na orientação das pessoas em busca de seus devidos direitos.
Ao longo de sua trajetória, o Serviço Social foi se moldando e em cada momento de sua história, buscou e criou bases para a sua razão de ser na sociedade e assim, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindos de pesquisas, lutas e persistência.
RESUMO.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do serviço social nos dias atuais, identificando os perfis pedagógicos da prática profissional, a diferença entre a Filantropia e o Assistencialismo e a evolução do Serviço Social em face às muitas mudanças ocorridas, a diversificação da área de trabalho em vários setores e as tendências de mercado.
1°ETAPA
1-1 A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.
O Serviço Social atualmente está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nessa conjuntura é se capacitar permanentemente.
O Serviço Social está inserido na divisão social técnica do trabalho em grupos diversos, como por exemplo; a criança e o adolescente em situação de risco, idosos e mulheres vítimas de violência.
No campo de atuação do profissional, atualmente, abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais.
Estabelece-se como uma profissão que tem por princípio central a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos sociais dos usuários por meio das políticas públicas, no entanto, é por meio de um respaldo teórico crítico reflexivo que esses profissionais materializam o compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho, criando novas estratégias junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares, através de uma leitura crítica da realidade, refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e eficiente.
Em seu início, o Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia, da classe dominante, que utilizou os primeiros profissionais do Serviço Social, para, de forma indireta, amenizar e abafar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária produzida no sistema capitalista em ascensão.
O perfil que o assistente social possui na contemporaneidade é uma soma das experiências ao longo de toda a construção histórica dessa profissão. Ele deve estar preparado, modificando a sua forma de atuação profissional, levando em consideração as demandas que lhe são apresentadas e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista, de modo a consolidar uma intervenção na realidade social de forma crítica e criativa, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.
...