LAR DA FELICIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Por: ailadalia • 25/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância ( CEAD)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Aluna: Aila Maria Dália de Oliveira Silva
RA: 9390335989
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS; POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE; REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR; PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL.
CAMOCIM – CE
NOVEMBRO / 2016
POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CE)
CAMOCIM/CE NOVEMBRO/2015
PASSO 1
TEMA
Criança e Adolescente em situação de vulnerabilidade em busca de direitos e oportunidades cidadãs numa sociedade democrática.
TÍTULO
LAR DA FELICIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PASSO 2
INTRODUÇÃO
É do conhecimento de todos que, em nosso País, há tempos , observa-se o quanto as crianças e os adolescentes são desamparados, necessitando de uma atenção especial por parte do poder público. Sabemos também que o caminho que leva a marginalidade é traçado por todo um conjunto de problemas sociais. Nesses problemas encontramos a violência da desigualdade social e que muitas vezes é causada pelo fato das crianças permanecerem fora dos bancos da escola, onde os seus direitos são tirados e que configura também uma forma de violência que não é mostrada nas mídias. Não é possível formar cidadãos, e falar em direitos humanos quando temos ainda grande número de pessoas destituídas até mesmo dos seus direitos básicos. E pensando nisso nasceu o nosso projeto que hora vos apresento.
JUSTIFICATIVA
Por morar em um município carente de recursos e com pouca políticas públicas que favoreça nossas crianças e adolescentes e devido ao crescendo aumento do número de infrações cometidas por adolescentes em nossa cidade denominada Camocim, fez nascer o desejo da criação do referido projeto social para que as autoridades faça cumprir o ECA que não está se mostrando eficiente para evitar ou punir a violência juvenil, onde a lei nos diz que a criança e o adolescente são prioridades no Estado brasileiro e que devem receber todos os cuidados referentes à sua proteção e desenvolvimento. É sabendo disso que devemos ver a marginalidade sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente, usando como um novo direcionamento em favor de sua diminuição.
2. DESENVOLVIMENTO (inserir o titulo)
O seu desafio profissional será a construção de um projeto de pesquisa considerando as orientações e fundamentações científicas e acadêmicas do processo de aprendizagem. Deverá desenvolver o projeto de pesquisa seguindo as orientações, produzindo um trabalho fundamentado cientificamente e nas normas da ABNT.
É importante contemplar todas as etapas solicitadas no desenvolvimento do desafio profissional. Sugere-se que para cada passo/etapa seja inserido um título. Segue abaixo os passos que deverão ser contemplados em sua atividade. Lembrete: Faça a leitura de todo o material que está postado no ambiente. Aqui está apenas um resumo.
Passo 1 (Apresentar Título)
Construir um texto direcionar o seu projeto de pesquisa tendo como eixo temático a área específica da Política de Atenção à Criança e ao Adolescente, especificando nesta etapa o tema e formulando o título.
Passo 2
Neste passo você vai produzir os seguintes tópicos de seu projeto de pesquisa.
Introdução: deverá ser um texto sucinto e explicativo sobre o projeto de pesquisa.
Justificativa: nesta etapa você deverá explicitar a relevância e o porquê da realização da pesquisa.
Você deverá fundamentar a pesquisa e a escolha do tema utilizando os indicadores sociais de domínio público como, por exemplo, ONU, mapa da violência, IBGE, entre outros, tais dados e fundamentação devem constar na justificativa.
Passo 3
Construir mais dois aspectos do projeto de pesquisa, sendo:
Problema: o objeto de estudo a ser pesquisado. O que se pretende descobrir? O problema deve ser formulado em uma frase interrogativa.
Objetivos geral e específicos: o que se pretende atingir com a pesquisa.
...