O Assistente Social no Exercício da Consultoria e Assessoria
Por: Cleuber Nathaniel Araujo Silva • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.568 Palavras (11 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3 TEMA...................................................................................................................4
DELIMITAÇÃO DO TEMA...................................................................................4
PROBLEMA.........................................................................................................4
OBJETIVOS.........................................................................................................5
JUSTIFICATIVA...................................................................................................6
METODOLOGIA...................................................................................................8
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................................9
CRONOGRAMA..................................................................................................14
ORÇAMENTO......................................................................................................15 RESULTADOS ESPERADOS.............................................................................16 REFERÊNCIAS....................................................................................................17
- INTRODUÇÃO
O campo da assessoria e consultoria no serviço social encontrar-se vago. Há falta de profissionais qualificados atuando nesta área e a quantidade de material teórico acerca deste assunto é pouca. A importância de tratar sobre este tema leva em consideração contribuir para que profissionais e futuros profissionais possam conhecer melhor este recente espaço ocupacional para o assistente social, fazendo com que estes tenham maior interesse por esta área. A teoria se baseia nos novos espaços ocupacionais que os assistentes sociais podem ocupar hoje, relacionando as competências profissionais do assistente social na prática da assessoria ou consultoria.
Os principais autores utilizados na pesquisa foram: Maria Inês Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos, com a obra Assessoria, Consultoria & Serviço Social, Marilda Vilela Iamamoto, com a obra O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional, e também com o texto Os espaços sócio ocupacionais do assistente social encontrado no livro Serviço Social – Direitos sociais e competências profissional, luciane Soutello Koetz e Denise Dias Santana, com o livro Tópicos especiais em administração.
PROJETO DE PESQUISA
TEMA:
“O Assistente Social no exercício da consultoria e assessoria”
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
“Uma análise sobre a atuação do Assistente Social exercendo o papel de consulto e assessor, partindo de uma visão geral e contextualizando com a realidade regional”.
PROBLEMA:
- Construção de propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos.
- Atualiza-se diante dos acontecimentos da profissão e do mundo.
- Conhecer a fundo a realidade do local que está atuando.
- Parcerias com outros profissionais.
- Capacidade de reconhecer novas oportunidades de trabalho.
- Continuidade nos estudos para ampliar seus conhecimentos.
OBJETIVOS
GERAL:
Compreender a assessoria e consultoria como uma nova proposta de trabalho para o assistente social
ESPECÍFICOS:
• Relatar a história do serviço social a fim de captar momentos históricos importantes da profissão.
• Identificar as origens da temática assessoria e consultoria no serviço social. • Associar o campo de assessoria e consultoria com as competências do assistente social.
• Contribuir para ampliar o conteúdo bibliográfico sobre o tema assessoria e consultoria no serviço social.
• Colaborar para que futuros assistentes sociais possam se interessar por esta área.
JUSTIFICATIVA:
Desenvolvendo espaço de atuação do assistente social: A assistência social se efetiva como política pública por meio da integração e articulação à seguridade social e as outras políticas sociais. Para exercer a profissão é preciso ser diplomado em um curso de Serviço Social reconhecido pelo Ministério da Educação e ser registrado em um Conselho Regional de Serviço Social. O assistente social é inserido no mercado de trabalho por meio de concursos públicos, processos seletivos e contratos. Através de instituições como: prefeituras, associações, ONGs, fundações, sistema judiciário, centro de pesquisa entre outros.
Competências e desafios do assistente social: Para ser um profissional competente o assistente social deve possuir estratégias, ter como referência o Código de Ética da Profissão cumprindo sempre todos os deveres nele contido. Deve ser orientado pela Lei de Regulamentação da profissão.
Para o profissional não se tornar apenas um executor de tarefas é preciso que este tome algumas precauções como: Manter –se atualizado diante dos acontecimentos da profissão e do mundo, continuar os estudos para ampliar seus conhecimentos, atentar-se sobre a legislação e conteúdo específicos sobre o local onde está trabalhando, fazer parcerias com outros profissionais sempre que for necessário, conhecer a fundo a realidade do local que está atuando, ser criativo, propositivo e habilidoso, ser capaz de reconhecer novas oportunidades de trabalho.
...