O Currículo Construtivista
Por: FANzy • 24/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 813 Visualizações
1.0 Introdução
O trabalho aborda na sua integra, informações indispensáveis referentes ao currículo construtivista humano tais como a definição dos conceitos mais relevantes no âmbito do currículo construtivista humano, as características típicas deste currículo, a sua metodologia, as suas bases de selecção de actividades para a aprendizagem, as vantagens que podem surgir, bem como as desvantagens incluindo o processo avaliativo.
O estudo do currículo suscita uma grande atenção, a medida em que é considerado uma peҫa- chave para uma educação de qualidade e mais humanizada ignorando todas as formas de descriminação por qualquer motivo que seja apresentado.
O currículo construtivista humano, torna-se um instrumento necessário e bem influente para a questão do conhecimento e os processos envolvidos na aprendizagem. É dever de todos dar um contributo para maior entendimento. No caso do processo de ensino e aprendizagem, nota-se que este currículo remete a uma abordagem qualitativa e não quantitativa. Assim sendo torna-se fácil entender a importância da educação construtivista na escola e perceber qual deve ser a postura do professor em relação ao construtivismo do mesmo.
Os desafios são então demonstrados, pela metodologia a ser usada, uma vez que demanda um maior cuidado no que diz respeito a sua forma de implementação focalizando nas directrizes objectivas do ensino e aprendizagem no seu todo. Desta forma torna-se muito importante ter uma especial atenção não só para o seu processo avaliativo, mas também a sua manifestação em termos práticos e aplicáveis na construção de uma conhecimento por parte dos alunos.
2.0 Objectivos
2.1 Objectivo geral
- Efectuar o estudo do currículo construtivista humano.
2.2 Objectivos gerais
- Definir os conceitos de: currículo, construtivismo humano e currículo construtivista humano;
- Mencionar as características, bem como a metodologia do currículo construtivista humano;
- Identificar as bases para a selecção das actividades de aprendizagem, as suas vantagens e desvantagens, bem como o seu processo avaliativo.
3.0 Metodologia
Durante a o processo de elaboração do presente trabalho recorreu-se a pesquisa bibliográfica, que foi de grande serventia uma vez que a partir da pesquisa bibliográfica tornou-se possível o acesso a informações pertinentes para o estudo do tema em causa favorecendo desta forma uma compreensão mais profunda do assunto.
Pesquisa bibliográfica é toda a bibliografia tornada publica, tais como: jornais, revistas, livros, ou ate mesmo gravações em fita magnética. (MARCONI & LAKATOS, 2011)
A pesquisa bibliográfica é então feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objecto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema, e pode ser realizada com diferentes finalidades. (CHIARA et al, 2008)
4.0 Definição dos conceitos
4.1 Currículo
A palavra currículo, deriva do termo latino curre que significa fazer uma corrida. Pela sua origem etimológica pode também ser descrito como um caminho a percorrer. (LEMMER, 2006)
4.1.2 Construtivismo humano
O construtivismo humano propõe a ideia de que nada a rigor, esta pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instancia como algo terminado. Ele se constrói pela interacção do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano como mundo das relações sociais, e se constrói por forca de sua acao e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio. (BECKER, 2009)
Segundo Carratero (1997), o construtivismo é a ideia que sustenta que o individuo, tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do comportamento, como nos afectivos não é um mero produto do ambiente, nem simples resultados de suas disposições internas, mas sim uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interacção entre esses dois factores. Em consequência segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma copia da realidade, mas sim uma construção do ser humano.
Segundo Da Cruz (2016), esta presente no construtivismo:
- A exigência de uma dinâmica interna de momentos discursivos (raciocínio, dedução e demonstração);
- O entendimento, que é o aprendizado do presente, sendo baseado no passado e da ao futuro nova construção, onde nessa aprendizagem o autor reconstrói o conhecimento, e o educado reflecte sua pratica pedagógica. O conhecimento encontra-se em constante construção.
4.2 Currículo construtivista humano
É um currículo que primoriza as experiencias de aprendizagem que devem ser vivenciadas pelos estudantes, sob uma perspectiva em que a educação de ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado os alunos e professores, e por outro os problemas sociais actuais e o conhecimento já construído. (BECKER, 2009)
- Caracteristicas do currículo construtivista humano
Segundo Pereira (2014), a base do pensamento do currículo construtivista humano, consiste em considerar que há uma construção do conhecimento, e que para que isso aconteça, a educação devera criar métodos que estimulem essa construção. Esta linha pedagógica entende que a aprendizagem se da em conjunto com o professor e aluno, ou seja o professor é um mediador de conhecimento que os alunos já tem em busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e actividades interactivas, nas quais ele próprio vai construir os saberes. Assim sendo enfatiza-se que:
- O conhecimento é produto de uma acção intelectual de assimilação da informação externa e da elaboração interna dessa informação;
- A aprendizagem só se realiza quando o aluno elabora o seu conhecimento, resultado de uma construção contínua passível de rupturas e descontinuidades;
- Os currículos e programas devem ser desenhados em função das características do estagio de desenvolvimento da criança e não segundo quaisquer parâmetros apenas centrados na informação (a matéria) a ensinar e a aprender;
- O conteúdo é importante mas o processo pelo qual o aluno chega a ele é prioridade;
- Este currículo recusa o objectivismo, porque o mundo que conhecemos não parece tal como é, mas depende de como nós o vemos;
- Este currículo recusa o realismo (o pensamento não é o espelho do mundo);
- Este currículo aceito o princípio de auto realização, todo o conhecimento resulta de organizações e reorganizações sucessivas em níveis abrangentes cada vez maiores.
6.0 Metodologia no currículo construtivista humano
Segundo Coll (2003), este currículo deve considerar a aprendizagem para tal;
- O currículo escolar deve ser trabalhado no modelo espiral (que sugere a retomado do conhecimento por diferentes dinâmicas metodológicas);
- A aprendizagem na mobilização cognitiva para a categorização;
- A categorização se processa por selecção de informação, geração de proposições e simplificação;
- O sujeito (estudante), interage com a realidade segundo suas categorias;
- As categorias determinam diferentes significados na aprendizagem.
7.0 Bases para a selecção de actividades de aprendizagem
De acordo com Coll (2003), devem ser considerados três aspectos como base para a selecção das actividades que são imprescindíveis neste currículo:
- Relacionar o currículo a projectos sociais e culturais dentro de um contexto social. Isto equivale a dizer que o currículo não de ser apenas de natureza puramente técnica;
- O currículo deve viabilizar a concepção construtivista: como se ensina e como se aprende;
- Deve insistir na atenção à diversidade de capacidades, interesses e motivação dos alunos, dando ênfase ao conceito de inteligências múltiplas que esta directamente relacionado as propostas construtivistas.
8.0 Vantagens do currículo construtivista humano
Segundo Pereira (2014), o currículo construtivista apresenta as seguintes vantagens:
- Formação de alunos de espírito interrogativo, participativo e cooperativo na elaboração do próprio conhecimento;
- Cria condições para contacto mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escola;
- Na escola construtivista, cada sala de aula conta com poucos alunos proporcionando ao professor um conhecimento mais aprofundado da personalidade da criança.
8.1 Desvantagens do currículo construtivista humano
...