O Desafio Profissional
Por: JheniNeves • 11/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.896 Palavras (8 Páginas) • 190 Visualizações
POLO: NITERÓI
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ACADÊMICA: JHENIFER DOS SANTOS SILVA
RA: 9518294605
DESAFIO PROFISSIONAL – 5º SEMESTRE
CIDADE: SAQUAREMA/ RJ
JUNHO / 2016
POLO: NITERÓI
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ACADEMICA: JHENIFER DOS SANTOS SILVA
RA: 9518294605
DESAFIO PROFISSIONAL – 5º SEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de: Planejamento e Gestão em Serviço Social, Política da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência), Gestão do Sistema Único de Assistência Social – Suas, Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional, Desenvolvimento Econômico.
Orientador: Valéria Rossi Lourenço
CIDADE: SAQUAREMA/ RJ
JUNHO / 2016
SUMÁRIO
1 - ESTUDO SOCIAL (PASSO 1) .......................................................3
COMPOSIÇÃO FAMILIAR................................................................3
2 – SITUAÇÃO ECONÔMICA (PASSO 2) ............................................4
3 – CONDIÇÕES DE MORADIA (PASSO 3) .........................................5
4 – REALIZAÇÃO DA REUNIÃO (PASSO 4) ........................................6
REALIZAÇÃO DA REUNIÃO (PASSO 4) ........................................7
5 – RELATÓRIO E PARECER (PASSO 5) ............................................8
RELATÓRIO E PARECER (PASSO 5) .............................................9
REFERÊNCIAS .....................................................................................10
1 - ESTUDO SOCIAL (Passo 1)
Composição Familiar:
Número de pessoas: 3 | Adultos: 2 | Crianças: 1 |
Idade: | 18 a 24 (0) 25 a 36 (0) 37 a 49 (2) 50 a … (0) | 0 a 5 (0) 6 a 11 (1) 12 a 14 (0) 15 a 17 (0) |
Documento: certidão de nascimento (3) RG (0) CPF (0) carteira de trabalho (0) cartão do SUS (0) passaporte (0) título de eleitor (0) NIS (0) | ||
Quantos estão matriculados no CEINF 0 No ensino fundamental 0 Ensino médio 0 Educação superior 0 Analfabeto 0 |
2 - Situação Econômica (Passo 2)
A família Stevenson, constatou-se que vive em uma precária condição econômica. Composta por três pessoas, Mansour Stevenson de 45 anos, Naíma Stevenson de 38 anos e seu filho Sami Stevenson de 10 anos, vieram para o Brasil fugindo das guerras de seu pais, a Síria.
Após passarem por dificuldades para conseguir um lugar para ficar, ainda tentam se adaptar em nosso país. Na espera do visto permanente, a família Stevenson frequenta aulas para aprenderem nosso idioma, e com isso estarem adaptados para ter melhores condições de vida.
Naíma Stevenson, apesar de possuir idade economicamente ativa, não tem formação profissional, mas possui o ensino médio completo e no momento está desempregada.
Mansour Stevenson, possui idade economicamente ativa, está desempregado, com o ensino médio completo, também não possui formação profissional. No momento faz bicos como ajudante de carpinteiro, é o único que trabalha da família, mas não possui renda fixa.
O filho Sami Stevenson, está com os estudos do ensino fundamental interrompido, pelo fato da mãe Naíma não ter conseguido matriculá-lo na escola por falta de documentos, possui apenas certidão de nascimento.
3 - Condições de Moradia (Passo 3)
Após a visita domiciliar, a equipe da UBS pôde observar as reais condições precárias de moradia dessa família.
O local onde vivem é um abrigo improvisado na comunidade Vila Gloria na região da Lagoa, Rio de Janeiro. Estão há um ano vivendo nessas péssimas condições. O ambiente é completamente sem infraestrutura adequada, por ser um lugar improvisado tem apenas uma sala, uma cozinha e um banheiro. O lugar não possui organização, as roupas que a família ganhou ficam em uma caixa na sala, ou seja, exposta a poeira.
A família Stevenson sofre com a falta de água potável, saneamento básico, o único serviço público que é feito no local, é a coleta de lixo três vezes por semana e iluminação pública, mas a rua não é pavimentada e não possui escola pública na comunidade.
A mãe Naíma, informou que após três meses vivendo nessa comunidade, ela e seu filho Sami ficaram doentes durante uma semana com sintomas de vômitos, febre alta, diarreia, dores no corpo, mas eles são tratados na UBS, mas constantemente apresenta os mesmos sintomas.
Isso tudo provocado pelo fato da família Stevenson não possuir boas condições financeiras, ou seja, com pouco dinheiro que tinham quando chegaram no Brasil, arrumaram só um lugar, como já foi dito improvisado.
Esse é um problema preocupante, pois faz com que eles se sujeitam a viver nessas condições bastantes precárias, para que não comprometa ainda mais o orçamento familiar.
4 - Realização de Reunião (Passo 4)
A proteção social básica tem a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
...