O Estagio em Serviço Social I - Caracterização Socio Institucional
Por: assistencia social jurupb • 13/8/2023 • Trabalho acadêmico • 2.828 Palavras (12 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ALEXSANDRA MARIA FERNANDES RAMOS
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
JURU-PB
2023
ALEXSANDRA MARIA FERNANDES RAMOS
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.
Tutor à Distância:
Valquiria Aparecida Dias Caprioli
JURU-PB
2023
SUMÁRIO
DESENVOLVIMENTO 4
1.1 . ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO SELECIONADA 4
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5
2. OBJETIVO INSTITUCIONAL 6
2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS 6
2.2 . POLÍTICA SOCIAL 7
2.3 . RECURSOS FINANCEIROS 8
3. AMBITO INSTITUCIONAL 8
3.1 . CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO 8
3.2 . PROCESSO DECISÓRIO 9
3.3 . RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO 9
3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO 10
3.5 COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL 11
3.6 RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS 11
3.7 DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 12
DESENVOLVIMENTO
. ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO SELECIONADA
O estágio é uma etapa fundamental para a formação do graduando pois é neste momento que o mesmo passa a conhecer as práticas diárias. Diante deste contexto o presente relatório teve como finalidade instruir ao estagiário a realização de pesquisa bibliográfica, afim de fundamentar-se e conhecer a realidade vivenciada pelo o Assistente Social junto ao CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, sendo está a instituição escolhida, desta forma pode-se mencionar que a referida pesquisa, encontra-se voltados tanto para o estudo de teóricos quanto para sua prática, haja vista que os dados obtidos estão embasados em leituras assim como vídeos, sendo que ambos estão voltados para a prática do Serviço Social frente a sociedade, tendo como base o estudos das legislação voltada para a profissão.
Ao exposto, salienta-se que o Estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do decorrer do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Tendo como objetivo, obter informações relacionado a realidade organizacional da instituição, buscando também analisar as características de sua demanda.
Convém ainda mencionar que durante esta prática deste estágio muitos foram conhecimentos adquiridos os quais foram de encontro como a realidade dos serviços ofertados, dando ênfase a prática assistencial, haja vista que a mesma oferta atendimentos direcionado ao público, o que torna indispensável a atuação do Assistente Social.
Assim, salienta-se que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, tendo em vista usuários com algum tipo de vulnerabilidade, uma qualidade de vida.
O Centro de Referência de Assistência Social Anália Marques de Souza (CRAS) é uma unidade pública de Assistência Social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso das famílias à rede de proteção social da assistência social. O CRAS é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Juru-PB, que tem como missão realizar com ética a gestão da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), está localizado a Rua Manoel Alves Barbosa, S/Nº, Bairro Serra Branca, CEP 58750-000.
1.2 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Diante do estudo realizado, pode-se mencionar que o CRAS, esta presente em diferentes regiões do país, no qual é administrada de forma pública pelos municípios sendo que suas metas devem ir de encontro com a realidade de seu público. Segundo os dados obtidos, atualmente no nosso município de Juru-PB contém apenas um CRAS devido ser porte I, no qual é coordenado por a Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS, ofertando assistência dentre elas valor aproximado de 180 usuários mensalmente.
Convém ainda mencionar que o CRAS tem como meta a prestação de assistência social, com os serviços do PAIF, visando sempre a promoção do bem-estar e qualidade de vida, assim como busca levar a sociedade e buscando conhecimentos voltados para a conscientização e o respeito, sendo esta uma forma de reivindicar seus direitos.
Desta forma, compreende-se que o CRAS, visa a promoção bem como a prevenção, assim como a inclusão social.
OBJETIVO INSTITUCIONAL
NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS
Diante do estudo realizado, pode-se mencionar que o CRAS, tem como objetivo, ofertar melhorias de vida para indivíduos que necessita do serviço assim como busca a promoção de assistência a saúde, possibilitando a oferta de assistência social viabilizando a cumprimento de seus direitos de cidadãos.
...