O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA APAE DE ESPERANTINA-PI
Por: COSTMAR • 8/10/2016 • Projeto de pesquisa • 12.040 Palavras (49 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
MARIA NAYARA CARVALHO FARIAS
O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA APAE DE ESPERANTINA-PI
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, com nota final igual a ________, conferida pela examinadora formada pelos professores:
Prof. Orientador
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 2
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 3
Universidade Norte do Paraná
Londrina, _____ de_________________ de 2014
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela força e disposição para superação de cada obstáculo.
Aos meus pais, meu irmão e toda minha família por sempre me apoiarem nesta batalha.
A Dona Dolores, pela compreensão nos momentos faltosos ao trabalho e por sempre me apoiar e dar maior força e incentivo para ir além.
Ao Seu Barnabé, pelo apoio e compreensão desde os primeiros passos desta caminhada.
A tutora de sala, pela dedicação e compromisso.
A supervisora de campo de estágio, pela dedicação e apoio durante todo o período de estágio.
Aos meus amigos e colegas pelo incentivo e apoio constante.
CARVALHO, Maria Nayara. O papel da família no processo de habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência atendida na Clínica da Apae de Esperantina-PI. 2014. 49 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Serviço Social, Universidade Norte do Paraná, Esperantina, 2014.
RESUMO
Este trabalho buscou fazer uma analise do papel da família no processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, atendida na Clínica da APAE no município de Esperantina no Estado do Piauí. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico com o objetivo de analisar e compreender a importância da participação familiar no decorrer do processo reabilitatório. Durante o estudo foi verificado que o nascimento de uma criança com deficiência na família implica em diversas mudanças, que podem afetar o pleno desenvolvimento desta criança, além do mais foi constatado que chegada de uma pessoa com deficiência na família cria um ambiente cheio de incertezas e medos para todo o grupo familiar. A pesquisa comprovou, através das analises de textos, e outros autores que escreveram sobre o tema em questão, o quanto a família exerce um papel importante no processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, pois é da família que deve vir o apoio inicial e acolhida a este novo ser.
Palavras chaves: família, compromisso, pessoa com deficiência, habilitação e respeito.
CARVALHO, Maria Nayara. O papel da família no processo de habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência atendida na Clínica da Apae de Esperantina-PI. 2014. 49 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Serviço Social, Universidade Norte do Paraná, Esperantina, 2014.
ABSTRACT
This study attempts to make an analysis of the role of the family in the process of habilitation and rehabilitation of people with disabilities, attended the Clinic in APAE Esperantina municipality in the state of Piaui. To this end, we conducted a literature review with the aim of analyzing and understanding the importance of family participation in the process reabilitatório. During the study it was found that the birth of a disabled child in the family involves several changes, which can affect the full development of the child, in addition it was found that the arrival of a disabled person in the family creates an environment full of uncertainties and fears for the whole family group.The research demonstrated through the analysis of texts, and other writers on the subject in question, as the family plays an important role in the process of habilitation and rehabilitation of the disabled person, it is the family that should come initial support and welcome to this new being.
Keywords: family, commitment, person with disabilities, habilitation and respect.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
2 OBJETIVOS 12
2.1 OBJETIVO GERAL 12
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12
3 – JUSTIFICATIVA 13
4 – HISTÓRICO DA DEFICIÊNCIA NO BRASIL 14
5 – O SURGIMENTO DO MOVIMENTO APAIANO NO BRASIL 22
6 – DADOS ESTATÍSTICOS DA DEFICIÊNCIA NO BRASIL 25
7 – CONCEITUANDO FAMÍLIA 28
7.1 – A Família e o novo contexto social 30
7.2 – A Família e a Pessoa com Deficiência 32
7.3 – Conceituando e contextualizando a deficiência 36
7.4 – A pessoa com deficiência e a garantia de direitos 32
8 – O PAPEL DA FAMÍLIA NA CLÍNICA DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO NA APAE DE ESPERANTINA-PI 41
9 – INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 43
9.1 – Inclusão Social 43
9.2 – Inclusão Escolar 44
10 CONCLUSÃO 46
11 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 48
- INTRODUÇÃO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Para tanto se buscou analisar de que forma se dá a participação da família em relação ao processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência que são atendidas na Clínica da APAE no município de Esperantina-PI.
...