O PROJETO DE AÇÃO VISÃO
Por: Jonilson de Paula • 3/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.914 Palavras (8 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O projeto de intervenção foi realizado no Centro de Apoio Promocional e Educacional Santo Hermann José - CEPA, situado na Rua Juca Fontes, 480, Bela Vista em Contagem/MG, sendo foco central do projeto crianças e adolescentes que freqüentam o CEPA.
O CEPA é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos fundada em 26/08/1992, que possui como missão a promoção do ser humano a partir da infância e da adolescência. Atualmente esta entidade desenvolve vários trabalhos de apoio à escola, atividades de esportes, culturais, inclusão digital, formação humana, alimentação, cidadania e higiene. Atende cerca de 100 crianças e adolescentes em seu horário normal, além de mais 100 atendimentos a público variado.
A entidade tem como foco principal o atendimento de crianças e adolescentes com idade entre 06 a 16 anos. A maioria destes adolescentes atendidos pelo programa já completaram a idade limite e foram desligados da entidade, sendo que alguns ingressaram no mercado de trabalho, outros iniciaram cursos técnicos e alguns estão ociosos, público que mais preocupa a entidade. Com esta ação tivemos como visão uma maior aproximação entre entidade e adolescente, ajudando às famílias na promoção destes. Para isso se prevê visitas, fornecimento de kit´s escolares, encaminhamentos para primeiro emprego, conversas com as famílias e propostas de eventos na entidade onde possam participar.
Esta ação teve como foco o programa de apadrinhamento CUNINA.
Desta forma este projeto visou a realização de visitas domiciliares, audições com os adolescentes, orientação na realização de cartas para os padrinhos, conversas com as famílias, visitas às escolas, realização de relatórios e orientação e encaminhamento para o primeiro emprego.
A participação da equipe técnica dos assistentes sociais da instituição na execução desse projeto foi eficaz, pois como os usuários já conhecia os técnicos a mais tempo isso despertou mais confiança entre eles e fez com ocorre de acordo com o planejado.
DESENVOLVIMENTO
A criança e o adolescente são o alicerce da sociedade dos anos vindouros, necessitando estes de especial atenção para que bem se desenvolvam.
Devem o Estado, a família e a sociedade promover a proteção e o amparo ao menor, buscando proporcionar-lhe desenvolvimento mental, afetivo, cultural e mesmo econômico satisfatórios.
Desta forma o projeto Visão com o apoio do projeto CUNINA aconteceu a execução do projeto, que com várias atividades que foram propostas, cujo despertou o interesse nos adolescentes estudantes de escolas públicas municipais a uma comunicação direta com seus respectivos padrinhos participantes do programa.
Com o acompanhamento do Assistente Social foi feito um levantamento de historia de vida das crianças e adolescentes participantes do projeto CUNINA, pois pode ser um instrumento versátil em resgatar as especificidades de uma bibliografia individual, e assim deu-se a aplicação do projeto.
As atividades forão realizadas todas sextas-feiras, de 15:30 ás 16:30hs, nos meses de Março e Abril de 2015, onde ocorreu promoçoes de dinâmicas que contemplem os objetivos planejados.
Através do levantamento dos usuários do projeto, foram realizadas visitas nos lares dos usuários, com a supervisão do assistente social o projeto visão ajudou uma família cujo são doze filhos que através das atividades promovidas no projeto quatro deles foram encaminhados para o primeiro emprego com o apoio da empresa Patrus Transportes, também outros participantes estão aguardando vaga de primeiro emprego, o intuito central das visitas domiciliares foi resgatar as crianças e adolescentes para participar das atividades no CEPA.
Observei que através do projeto Visão os usuários da instituição passaram a freqüentar com mais interesse nas atividades propostas pela instituição inclusive no projeto visão.
O que mais foi focado entre os técnicos apoiadores do projeto Visão foi o Estatuto da Criança e do adolescente, frisando especialmente os artigos 227, 228 e 229:
- Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
§ 1º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo aos seguintes preceitos:
I - aplicação de percentual dos recursos públicos destinados à saúde na assistência materno-infantil;
II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.
...