O Projeto Acadêmico
Por: Ana Paula Schaun Santos • 1/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.889 Palavras (8 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ENSINO Á DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL 5° SEMESTRE
Supervisora de Campo: Louise de Carvalho da Silva / CRESS n°11492
Supervisora acadêmica: Célia Maria de Almeida / CRESS n° 2506
ANA PAULA SCHAUN SANTOS RA: 26402044
PROJETO DE INTERVENÇÃO
RIO GRANDE - RS
2022
ANA PAULA SCHAUN SANTOS
PROJETO DE INTERVENÇÃO Estágio II
Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado II apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a distância da Universidade UNOPAR como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.
RIO GRANDE – RS
2022
APRESENTAÇÃO
A Enfermar Lar do Idoso é um espaço particular de caráter residencial, destinado a moradia coletiva de pessoas com idade igual ou a superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, de natureza mista, quinzenal ou semanal, em condições de liberdade, dignidade e cidade.
A instituição dispõe de amplo espaço físico, interno e externo, visando o bem-estar dos residentes, observando regras de acessibilidade para facilitar a mobilidade; contendo quartos individuais; duplos e triplos; salas para reuniões; enfermagem; administração; refeições; convívio; atividades de entretenimentos e recepção de visitas; instalações sanitárias; áreas de serviço; jardim e acesso à internet.
A Enfermar Lar do Idoso presta todos os serviços inerentes à residência dos idosos, especialmente alimentação, entretenimento, acompanhamento e assistência, efetuado por profissionais técnicos qualificados dentro de suas necessidades e nos termos das normas e legislação vigente, mediante pagamento no regime contratado.
O Estágio supervisionado na Enfermar Lar do Idoso será de suma importância para ampliação dos conhecimentos, visto que irá proporcionar o contato com a instituição e os demais envolvidos, como os idosos, enfermeiros, cuidadores, bem como a observação do exercício profissional do Assistente Social e os demais que compõem a equipe multiprofissional. Nesse sentido, buscar-se conhecer a realidade do Programa Social, identificando os projetos sociais existentes e as formas de intervenção diante das necessidades apresentadas pela instituição.
JUSTIFICATIVA
O Serviço Social tem sua especificação no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada por grupos excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade possa esquecê-los.
É atribuição do Serviço Social está verificando se o idoso recebe visita familiar, se tem esse vínculo ainda, o que se pode fazer para auxiliar no bem-estar dos idosos, diante disso foi verificado que infelizmente muitos idosos não recebem visitas com frequência ou até mesmo não recebem nenhuma.
Dentro desse contexto optou-se em realizar uma RODA DE CONVERSA, que consiste na produção de pequenos grupos entre os idosos para realizar uma conversa sobre o Estatuto do Idoso para que eles possam interagir e serem ouvidos, esperamos que os idosos vejam a importância de seus direitos assegurados, e que eles podem reivindicar sempre que se sentirem ameaçados ou prejudicados de alguma forma.
O Estatuto do Idoso Lei n°10.741 de 1° de outubro de 2003, é destinado a regulamentar os direitos assegurados as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, vamos abordar alguns Art. no estatuto de suma importância para conhecimento dos idosos, tais como:
Art. 2º A pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Art. 4º Nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Pretende-se neste processo colaborar para inserção de assuntos relacionados ao Estatuto do Idoso, deixando a roda de conversa fluir de acordo com a suas dúvidas ou necessidades. Buscando com carinho acompanhar suas perspectivas sobre assuntos.
Objetivos
- Observar o trabalho do assistente social no Enfermar Lar do Idoso, conhecer a instituição e seus serviços ofertados, para ter uma visão plena do cotidiano da profissão do assistente social e pôr em prática a teoria estudada no decorrer do nosso estudo.
- Realizar o acompanhamento familiar para fortalecimento vínculo do idoso com seus familiares;
- Evitar o isolamento social e a institucionalização;
- Orientar os familiares quanto ao envelhecimento e quanto aos cuidados adequados aos idosos;
- Orientar a importância das visitas familiares para idosos e o que diz a lei específica;
PÚBLICO ALVO
Esse projeto está destinado grupo de idosos do Enfermar Lar do Idoso, em especial aos idosos cujo suas necessidades de se expressar, conversar estão em vulnerabilidade.
...