O Reaproveitamento de Alimentos
Por: NetaNovaes52 • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.046 Palavras (9 Páginas) • 390 Visualizações
1. APRESENTAÇÃO
A alimentação brasileira mostra um aproveitamento escasso da potencialidade nutriente dos alimentos. O reaproveitamento alimentar é uma forma de impedir o desperdício e de aprimorar a qualidade da alimentação das pessoas. O Brasil é o campeão mundial de desperdício em alimentos, joga no lixo anualmente 12 bilhões de reais em comida. Dos 43,8 milhões de toneladas de lixo ocasionadas no país, 26,3 milhões são de comida.
Acredita-se que uma educação que se atente com a formação absoluta do sujeito, contendo aspectos teóricos e práticos, refletindo nas potencialidades dos mesmos considera-se importante que estes adquiram informações teóricas e empíricas, além de reconhecerem sobre os enigmas ambientais existentes no Brasil, no significado de minimizá-los. Ultimamente apresentamos uma fabricação demasiada de lixo, acarretando dificuldades e logo danificando o meio ambiente.
Além dessa demanda tem-se outra, o desperdício de alimentos, pois em específico desconhece-se a importância nutritiva, de tal modo como o seu não bom emprego total. O Brasil produz um grande número de frutas, hortaliças, vegetais e legumes, entretanto, uma boa parte do que se produz perde-se desde a colheita até o consumo, além desses estragos apresentamos outra que sucede devido á ausência de conhecimento na preparação adequada das alimentações.
O município de Barra do Choça é uma região rica em variedades de frutas hortaliças, grãos, verduras, tubérculos etc. Contudo, nota-se que o desperdício começa na lavoura, depois na condução, na conservação e na negociação desses alimentos, gerados também, muitas vezes pela falta de informação de como aproveitar esses alimentos que são rejeitados na natureza.
O Projeto tem como objetivo desenvolver o Curso de Reaproveitamento de Alimentos para famílias que estão inclusa no Programa de Segurança Alimentar Nutricional – SAN, devido à situação de vulnerabilidade temporária, famílias essas que são orientadas e acompanhadas pelo técnico do programa e pelo Centro de Referência de Assistência Social CRAS- Centro localizado na Rua Clinio Amorim nº 41, Bairro: centro.
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) abrange a concretização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável (Art. 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).
2 - Tema
Reaproveitamento de Alimentos: Uma maneira simples e fácil de evitar o desperdício.
3- Objetos de Estudo
Famílias Beneficiárias do Programa de Segurança Alimentar Nutricional - SAN
4- OBJETIVOS
4.1Geral
Proporcionar aos beneficiários do SAN um conhecimento onde possam de alguma forma gerar mudanças em seus hábitos alimentares na manipulação e preparação correta dos alimentos para o aproveitamento pleno de suas vitaminas e para evitar desperdício com base no reaproveitamento alimentar.
4.2 Específicos
Proporcionar aos beneficiários do programa atividades de integração, desenvolver noções de quantidade, incentivar e ensinar receitas simples da sua rotina familiar; orientação quanto aos hábitos alimentares, diversidade de sabores, odores, texturas e cores;
Reconhecer a facilidade de aquisição e o baixo custo dos produtos utilizados na alimentação alternativa;
Apresentar na teoria e pratica receitas simples e ricas em nutrientes, sensibilizando os beneficiários a evitar desperdício dos alimentos.
5. DISTRIBUIÇÃO DO GRUPO PARA AS ATIVIDADES.
O grupo se reunirá no espaço físico no CRAS/centro na Rua Clínio Amorim nº 41, para desenvolver as atividades.
6. DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
A duração do curso e das palestras será de quatro (03) hora a cada dia.
7. PÚBLICO ALVO
Famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar temporária acompanhadas pelo Programa de Segurança Alimentar Nutricional e Centro de Referência de Assistência Social.
8. RECURSOS
Humanos:
Coordenadora do CRAS, Assistentes Sociais, Psicóloga, Nutricionista, Estagiárias de Serviço Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de serviços gerais .
Parceria:
Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Barra do Choça
Materiais:
Utensílios de preparo (copos, pratos, liquidificador, panelas, facas, colheres), frutas, legumes, farinhas, verduras, hortaliças, entre outros.
Tecnológicos:
Data show, máquina digital, computador, som.
Didáticos:
Convites;
Panfletos,
Livros de receitas;
Certificados;
Folder
9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
DATA | ATIVIDADES | HORARIO |
02/06/2014 | Conhecer o perfil das famílias beneficiaria do Programa de Segurança Alimentar Nutricional-SAN Apresentação do Projeto Tema: Alimentação Alternativa e Higiene e Cuidados com os Alimentos Palestrante: Danilo Souza | 14:00 às 17:00 hs |
03/06/2014 | Tema: Reaproveitamento de Alimentos Palestrante: Zildenia Galdino dos Santos | 14:00 às 17:00 hs |
04/06/2014 | Plantio de Hortas e Ervas Medicinal Palestrante: Manoel Soares | 14:00 às 17:00 hs |
04/06/2014 | Integração dos grupos dos CRAS CENTRO Encerramento | 17:00 hs |
...