TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E A IMPORTANCIA DO TRABALHO EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  28/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]


LEILIANE AGUIAR DA SILVA

O SERVIÇO SOCIAL E A IMPORTANCIA DO TRABALHO EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

  1. Projeto de Pesquisa Bibliografica apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
  2. Tema:  O SERVIÇO SOCIAL E A IMPORTANCIA DO TRABALHO EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
  3. Prof.:  Amanda Boza.
  4. Tutora Sala: Lailde Monteiro de Araújo

Capanema/PA

2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – APRESENTAÇÃO DO PROJETO ____________4

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ____________6
  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO ______6

3.1. OBJETIVO GERAL

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

  1. JUSTIFICATIVA_________________________________________7
  1. METODOLOGIA_________________________________________9
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA _______________________________9
  1. CRONOGRAMA DA PESQUISA ___________________________10
  1. ORÇAMENTO __________________________________________7
  1. RESULTADOS ESPERADOS ______________________________7
  1. REFERÊNCIAS ________________________________________8

  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para esse pré-projeto, é o serviço social e a importância do trabalho em uma equipe multiprofissional. Esse estudo vem contribuir com a análise sobre o significado social do trabalho do assistente social no convívio com outros profissionais, onde será possível identificar novas demandas, bem como das respostas técnicas e políticas no contexto da proteção social básica. Aponta para a emergência de significativos dilemas e desafios, tendo como horizonte a reafirmação do projeto ético político e defesa intransigente da assistência social como política pública de direito.

O estudo evidencia o trabalho do assistente social dentro de uma equipe onde esse profissional, embora tenha no discurso o compromisso com a efetivação de direitos, ainda não superou uma psicologização dos problemas sociais, atribuindo aos sujeitos à responsabilidade por estes. E o assistente vem mobilizar ações que venham valorizar os seus usuários, tendo a inserção dessas mesmas ações em parceria dos outros profissionais que fazem parte do conjunto.

A metodologia aplicada nesse trabalho será de cunho bibliográfico, onde serão lidos vários artigos, documentos e pesquisa na internet sobre o referido tema, buscando através dos autores que foram estudados um embasamento teórico para melhor descrição do texto a ser discutido.

Segundo Manzo (1971 apud LAKATOS 1991), a pesquisa bibliográfica oferece meios para definir e resolver, não somente problemas já conhecidos, permitindo a exploração de diferentes áreas e possibilitando ao cientista uma análise paralela das informações obtidas, com outro enfoque e abordagem.

Segundo Gil (2002, p.44), “[...] a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica está no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e se registrou a respeito do tema de pesquisa.

De acordo com Demo (1997), o trabalho em equipe multidisciplinar pode ser definido como a arte do aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real. Verifica-se, que o termo multidisciplinar nos remete à idéia de colaboração entre diversas áreas de saber e de conhecimento mútuo.

Portanto, a partir do desenvolvimento desse trabalho, busca-se analisar a atuação articulada entre os profissionais da equipe multiprofissional, onde requer uma prática em que é possível dialogar sobre olhares diferentes acerca de um mesmo objeto e aceitar confrontos de diferentes abordagens. A troca dessas experiências e a interlocução entre eles possibilitam promover o entendimento, buscar alternativas e soluções, acompanhar o trabalho desenvolvido pelos outros profissionais e discutir barreiras enfrentada. É nessa discussão e reflexão sobre o papel profissional adquirido no cotidiano que passa a ser observado um espaço de aprendizado para compreender os motivos, fundamentar as intervenções, investigar as informações.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Diante das problemáticas enfrentadas na sociedade, qual seria o papel do assistente social inserido dentro de uma equipe multiprofissional? Por que procurar compreender o Serviço Social e a Importância do Trabalho em uma Equipe Multidisciplinar? Portanto, essas analises a serem estudadas, pressupõe que a temática geral necessita abarcar a compreensão, mínima, do que se trata a política social na sociedade contemporânea e sua expressão, nesse caso, enquanto política pública de Assistência Social. 

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

3.1. OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do profissional da assistência social na interação junto a equipes de trabalhos multiprofissionais, onde o mesmo só virá contribuir para a assistência aos clientes. Para atingir tal objetivo, pressupõe-se que a temática necessita abarcar a compreensão, mínima, do que se trata a política social na sociedade contemporânea e sua expressão, nesse caso, enquanto política pública de Assistência Social.

3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com