POPULACÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS
Por: Alex Santos • 18/10/2020 • Projeto de pesquisa • 910 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SERVIÇO SOCIAL
JOISEMARA DA SILVA PINHEIRO – RA: 1734933
POPULACÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS
PROFESSOR ORIENTADOR:
POLO DE CAMPO MOURÃO/PR
19/09/2020
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO - TEMA .................................................................................................
2.PROBLEMA....................................................................................................................3. HIPÓTESE (S)…...........................................................................................................
4. INTRODUÇÃO (REVISÃO DA LITERATURA E JUSTIFICATIVA).............................
5. OBJETIVO PRIMÁRIO/GERAL:...................................................................................
6. OBJETIVO SECUNDÁRIO/ ESPECÍFICOS.................................................................
7. METODOLOGIA PROPOSTA......................................................................................
8. ESTIMATIVA DE CUSTO.............................................................................................
9.CRONOGRAMA.............................................................................................................
10.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................................
População em Situação de rua
Problema: O que leva as pessoas viverem nas ruas? Quais os motivos? Quais são seus direitos?
Hipóteses: Alguns fatores levam as pessoas irem morar na rua, dentre eles estão, perda de um ente querido, violência, alcoolismo, drogas, desemprego, ausência de vínculos familiares e doença mental.
Introdução: O interrese pelo tema foi pessoal, havia um membro da família em situação de rua e o munícipio da cidade em que moro atende muitos morades de rua.O objetivo desse estudo foi analisar a população de rua e seus direitos nas políticas públicas . Para isso o processo de investigação nessa temática foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que foi realizada a revisão de literatura especializada no tema sobre a situação da população em situação de rua, para apreender as determinações societárias que incidem sobre esta população.
Objetivo primário/Geral: Análisar a situação de como vivem na rua e seus diretos, o preconceito em relação a população de rua tem relação a idéia que o indíviduo é inteiramente responsável por sua condição de vida precária. Os artigos 1º, 3º e 5º da Constituição Federal de 1988 prescrevem como fundamento do Estado brasileiro a dignidade da pessoa humana e, como objetivos, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais, além da promoção do bem-estar de todos sem preconceitos de qualquer natureza. Apesar disso, a realidade das pessoas em situação de rua é bem diferente: elas são alvo de violências, como chacinas e extermínios, espancamentos, retirada dos pertences, óbice no acesso aos serviços e espaços públicos, entre outras ações de cunho higienista, como a expulsão das regiões centrais da cidade. Com o objetivo de efetivar o acesso pleno aos direitos garantidos aos cidadãos brasileiros que vivem nas ruas e de possibilitar a (re)integração dessas pessoas a suas redes familiares e comunitárias, foi lançada a Política Nacional para a População em Situação de Rua, por meio do Decreto Federal n.º 7.053 de 23 de dezembro de 2009.
...